Deep Purple é uma banda mítica com quase tantas formações como sucessos. Mas houve uma formação que é simplesmente mais clássica que todas as outras e isso é devido em boa parte (mas não só) a Machine Head, o melhor álbum da carreira da banda, uma autêntica aula de Rock Setentista e uma das grandes influências do futuro género Heavy Metal.
Machine Head foi gravado no estúdio móvel dos Rolling Stones (o mesmo onde os Led Zeppelin gravaram o lendário IV), na Suíca em 15 dias, em Março de 1972, depois de terem assistido a um concerto de Frank Zappa que terminou com um incêndio que destruiu o local completamente e que deu origem à lendária Smoke On The Water. A formação da época era composta pelo líder e fundador John Lord (teclados), Ian Paice (bateria), Ian Gillan (vocais), Roger Glover (baixo) e pelo guitar hero Ritchie Blackmore.
O álbum tem algumas da maiores músicas da carreira da banda como a fantástica Highway Star com os seus solos impressionantes, Never Before, Lazy, Space Truckin e claro, Smoke On The Water, possuidora de um dos riffs mais famosos da história do Rock. Convém também ouvir Whem A Blind Man Cries, uma balada incrível que não foi incluída originalmente no disco, foi lançada junto com o single Never Before, mas cuja audição é mais que recomendada.
A tour que se seguiu e que passou pelo Japão também ficou registada na história com o lançamento daquele que para muitos é o melhor álbum ao vivo já lançado: Made In Japan.
Machine Head foi o álbum mais bem sucedido dos Deep Purple, tendo atingido o n.º 1 do top britânico e o número 7 dos tops americanos, sendo atualmente considerado um dos melhores álbuns de sempre. Razões mais que suficientes para que quem não conhece não deixe fugir a oportunidade de ouvir este pedaço de cultura!
Hard rock setentista é isto e ponto!