Este é um dos meus discos preferidos de sempre, além de ter sido um dos primeiros que ouvi da minha banda preferida e ter algumas das minhas músicas preferidas, faz também agora parte do vosso blog preferido. Estou a falar de: Metallica!
O álbum Metallica, (mais conhecido por The Black Album), é o quinto disco de originais da banda norte-americana Metallica, e foi lançado em 1991. Contém várias daquelas que se tornariam mais tarde algumas das mais conhecidas e carismáticas músicas da banda, como "Enter Sandman", "The Unforgiven" ou "Nothing Else Matters", e foi o álbum de maior sucesso comercial do grupo, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e mais de 22 milhões no resto do mundo.
O álbum fez também grande sucesso junta da crítica e ganhou um Grammy, que seria o terceiro da banda. Em 2003, figurou no 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone (uma posição absolutamente ridícula, mas isso é apenas a minha opinião, que vale o que vale!).
Metallica ficou reconhecido também pela sua capa (que lhe valeu a "alcunha" de The Black Album). É totalmente negra e para além do logótipo da banda tem apenas o desenho de uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira, "Don't Tread on Me", é usado no título de uma das músicas do álbum.
Embora este trabalho e a banda tenham sido bastante aclamados pela crítica e pelo público em geral, alguns fãs mais radicais ficaram algo desapontados com o novo rumo que o grupo vinha a tomar. Na sua maioria, os riffs rápidos durante os versos e os vocais guturais presentes nos primeiros quatro álbuns da banda quase desapareceram, e a velocidade e complexidade das músicas diminuiu consideravelmente, algo que não deixou esses fãs mais antigos indiferentes. As letras escritas por James Hetfield são também muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores.
O The Black Album apresenta um Metallica bastante mais comercial e acessível, facto notado principalmente na conhecida balada "Nothing Else Matters".
Foi também o primeiro álbum da banda a ser produzido por Bob Rock, colaboração que terminaria apenas com St. Anger, em 2003.
A tour que seguiu o lançamento do álbum prolongou-se por 3 anos começando como "Wherever We May Roam Tour" e terminando como "Nowhere Else To Roam Tour", que ficaria registada no lançamento da box de 3 CD e 2 DVD: "Live Shit: Binge & Purge" (um dos melhores álbuns ao vivo que já ouvi!) e que documenta aquele que seria um dos melhores momentos da história da banda.
Metallica \m/
:D
Eles fizeram a música quando tinham tempo .. por isso é que demoraram a fazer xDD