A Polyphony Digital, produtora da série, apostou forte no realismo, com gráficos impressionantes, e em 140 carros licenciados no jogo. Actualmente este número pode parece pequeno mas na época era algo quase impensável e mesmo actualmente o número de carros de GT continua impressionante (o recentemente anunciado GT6 deverá ter mais de 1200 automóveis).
Tal acto representou um verdadeiro diferencial da série, que foi ter criado a experiência de condução de cada um dos veículos disponíveis, passando ao jogador a sensação de conduzir diferentes tipos de automóveis. Conduzir um Mini não é o mesmo que um Mustang e a série Gran Turismo mostrava claramente isto.
Para além da oferta de carros e do realismo, havia a personalização. Pela primeira vez, podíamos ir além da pintura (e do tuning...)e podíamos alterar o motor ou outros componentes do carro, o que trazia elementos RPG que davam uma nova profundidade a toda a experiência.
Gran Turismo continuou a evoluir ao longo dos anos e das gerações de consolas que se seguiram, mas sempre houve algo que, apesar do grande realismo, nunca foi aprimorado. Estou a falar dos choques e danos nos veículos, que mais impactantes que fossem os acidentes, nunca eram representados "correctamente" no veículo, o que sempre foi uma das maiores críticas à série. No entanto, esta que foi a sua maior fraqueza parece estar prestes a ser superada, já que GT6, aparentemente, também terá esta lacuna corrigida.
GT celebra 15 anos, sempre na linha da frente no que toca a simuladores automóveis, não importa qual versão ou para qual consola Playstation, qualquer jogo é sinónimo de qualidade e diversão!
A série sempre foi uma das melhores, pena é que sempre demoram tanto tempo para lançar jogos.