● Jogos Clássicos - Gran Turismo

21 junho, 2013
Há 15 anos, em 1998, o primeiro Gran Turismo chegava ao PlayStation com a promessa de ser um simulador realista de condução. Nascia uma das mais bem sucedidas séries de jogos de sempre, com mais de 70 milhões de cópias vendidas e que até hoje se mantém como um dos principais trunfos da marca PlayStation.


A Polyphony Digital, produtora da série, apostou forte no realismo, com gráficos impressionantes, e em 140 carros licenciados no jogo. Actualmente este número pode parece pequeno mas na época era algo quase impensável e mesmo actualmente o número de carros de GT continua impressionante (o recentemente anunciado GT6 deverá ter mais de 1200 automóveis).
Tal acto representou um verdadeiro diferencial da série, que foi ter criado a experiência de condução de cada um dos veículos disponíveis, passando ao jogador a sensação de conduzir diferentes tipos de automóveis. Conduzir um Mini não é o mesmo que um Mustang e a série Gran Turismo mostrava claramente isto.
Para além da oferta de carros e do realismo, havia a personalização. Pela primeira vez, podíamos ir além da pintura (e do tuning...)e podíamos alterar o motor ou outros componentes do carro, o que trazia elementos RPG que davam uma nova profundidade a toda a experiência.

Gran Turismo continuou a evoluir ao longo dos anos e das gerações de consolas que se seguiram, mas sempre houve algo que, apesar do grande realismo, nunca foi aprimorado. Estou a falar dos choques e danos nos veículos, que mais impactantes que fossem os acidentes, nunca eram representados "correctamente" no veículo, o que sempre foi uma das maiores críticas à série. No entanto, esta que foi a sua maior fraqueza parece estar prestes a ser superada, já que GT6, aparentemente, também terá esta lacuna corrigida.


GT celebra 15 anos, sempre na linha da frente no que toca a simuladores automóveis, não importa qual versão ou para qual consola Playstation, qualquer jogo é sinónimo de qualidade e diversão!

Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Alexandersson disse... :

    A série sempre foi uma das melhores, pena é que sempre demoram tanto tempo para lançar jogos.

  1. Room401 disse... :

    Passado tanto tempo continua a ser uma grande série, mesmo que Forza esteja a ser um grande rival!

  1. Anónimo disse... :

    O jogo bom, espero que também lançem no Vita.

  1. Denim disse... :

    O melhor jogo de corridas de sempre!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock