● Filmes Clássicos - Akira

22 março, 2013
Akira é um filme de animação japonesa lançado em 1988 e considerado por muitos como um divisor de águas na história dos animes, além de ser cultuado não só por fãs do género mas por cinéfilos em geral.


Akira surgiu nas páginas da revista Young Magazine em 1980, criado pelo artista Katsuhiro Otomo. A série mostrava um futuro pós-apocalíptico depois da Terceira Guerra Mundial, em que a sociedade japonesa estava em plena decadência. Com altos níveis de desemprego, reinava a violência, com gangues de adolescentes a espalhar brutalidade nas ruas todas as noites.
Neste cenário conhecemos Shotaro Kaneda e Tetsuo Shima, amigos de infância e membros de uma gang de motoqueiros. Uma noite, após um acidente, Tetsuo começou a despertar poderes psíquicos e acaba levado pelo exército. Kaneda vai tentar salvar o amigo, mas este, enlouquecido pelos seus poderes, vai tentar libertar o psíquico Akira, causador da Terceira Guerra, e os seus caminhos vão colidir de forma explosiva.
Akira custou 10 milhões de dólares, demorou dois anos a ser concluído e era o filme japonês mais caro até aquele ano. A animação é impressionante e até hoje permanece uma referência no meio.
Foram adaptadas mais de 2000 páginas do manga, mas como o autor não tinha o final da obra decidido, este acabou por ter dois finais diferentes, no filme a história segue um rumo mais existencialista, enquanto no manga, tudo se encerra de forma mais racional.

O filme foi um relativo sucesso tanto no Japão como no resto do mundo, mas não conseguiu cobrir os seus elevados custos de produção, o que forçou vários estúdios de animação japonesa a fecharem suas portas.
Mesmo nos Estados Unidos, Akira foi visto como um produto sem público, pois era um desenho animado, mas violento demais para ser comercializado para o público infantil. Na época, o ocidente não tinha a noção de que animações poderiam também ser direccionadas ao público adulto.
Apesar disso, Akira tornou-se num fenómeno cult e abriu as portas do ocidente para os animes. Eventualmente as coisas evoluíram e a forma como o mundo via a animação também se alterou.


Akira é actualmente taxado como uma das grandes obras do cinema japonês de animação. Críticos do mundo inteiro referem-se a ele como uma obra sem igual até hoje, um filme que rivaliza com Blade Runner no que à temática Cyberpunk diz respeito e sem o qual provavelmente não teríamos fenómenos como Matrix.
Como obra de ficção científica, animação ou trabalho de crítica social, Akira continua relevante actualmente ao tratar temas como a alienação juvenil ou a corrupção na política, e, embora não sendo um filme para todos, o seu impacto cultural é tremendo.
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Filme obrigatório para qualquer um que se diga fã de anime. O melhor!

  1. Denim disse... :

    A verdadeira obra-prima dos animes!

  1. Alexandersson disse... :

    Um grande filme! Grau de obrigatoriedade: OVER 9000!!!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock