Nos meados dos anos 60, nos Estados Unidos, foram lançados vários modelos dos chamados "pony cars", carros acessíveis mas de alto desempenho, e que fizeram grande sucesso, entre eles o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro ou o Pontiac Firebird.
Pouco depois desta moda ter passado, foi lançado o Challenger, mas apesar de "fora de época", este foi extremamente bem recebido pelo público. Disponível tanto com capota rígida como descapotável, este clássico Dodge tinha um estilo muito próprio e distinto, do mesmo designer do Dodge Charger, estilo esse que seria recuperado na actual terceira geração do modelo.
O novo Challenger foi apresentado inicialmente como protótipo, mas a recepção foi tão bem sucedida que a Dodge acabou por decidir produzi-lo. A sua apresentação oficial deu-se em 2008 e trazia grandes novidades. O novo motor enorme, de 431 CV é possuidor de uma potência que lembra os clássicos "muscle cars" do passado, de tal forma que o chassis teve que sofrer algumas alterações para o suportar.
O Dodge Challenger representa claramente uma harmonia perfeita entre o retro e o moderno, num modelo que é o verdadeiro muscle car do século XXI.
O carro é lindo! Um clássico!