KOF é um crossover entre os melhores jogos da SNK, com muitos personagens saídos de Fatal Fury, Art Of Fighting, e jogos clássicos da década de 80 como Ikari Warriors, Athena, Psycho Soldier e Metal Slug.
O jogo era revolucionário na época pois permitia criar equipas de 3 ou 4 personagens que lutariam entre si, ao contrário dos jogos de luta habituais que apenas tinham duelos de 1 contra 1.
Devido ao facto de ser um crossover, inicialmente o jogo não tinha uma história definida, mas devido ao sucesso que alcançou no japão, acabou por tornar-se numa série com jogos lançados anualmente e atualmente tem 13 jogos na série principal e vários spin-offs, divididos ao longo das suas 4 grandes sagas: a saga Rugal, a saga Orochi, protagonizada por Kyo Kusanagi, a saga NESTS, protagonizada por K' e a saga Ash, protagonizada pelo personagem homónimo, o que torna a história de King of Fighters numa das mais complexas (e rebuscadas) dos jogos de luta.
KOF tem-se mantido fiel ao estilo de luta 2D, com ótimos gráficos e com modelos dos (inúmeros) personagens desenhados à mão e em estilo anime, para além de uma banda sonora sempre excelente. A jogabilidade é sempre muito precisa e difícil de dominar (não basta chegar e esmurrar botões...), mantendo-se muito regular em todos os jogos, apesar de um ou outro deslize.
Começou como um jogo crossover do melhor da SNK e tornou-se na grande bandeira da empresa, tanto que o seu sucesso dura até hoje e permanece como um nome incontestável dos jogos de porrada 2D ao lado do rival Street Fighter. Teve direito ao seu próprio manga e a um filme Hollywoodiano (que tal como outras adaptações de jogos nunca deviam ter existido...). Para os fãs do género é uma saga recomendadíssima.
o KOFXIII para PS3 é um grande jogo!