● Filmes Clássicos - Blade Runner

28 setembro, 2012
Blade Runner, conhecido em Portugal como Perigo Iminente, é um filme mítico de 1982, realizado por Ridley Scott e protagonizado por Harrison Ford, que se tornou num dos filmes de culto mais célebres da história do cinema. A verdadeira definição de clássico.

O filme é baseado no livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, de Philip K. Dick, ou PKD, lançado em 1968 e apresenta-nos a um futuro poluído, violento e profundamente exausto, onde Los Angeles é uma metrópole obscura iluminada a néon, onde a chuva nunca pára de cair.
Neste mundo espetacularmente concebido, que se tornaria nas bases do movimento Cyber-Punk (Total Recall, Robocop) e do estilo Tech Noir (Alien, Terminator), existem robôs conhecidos como Replicants, usados nas colónias extra-terrestres da Terra para fazer os trabalhos mais perigosos ou "sujos" que os humanos se recusam a fazer. Quando alguns destes andróides escapam e se dirigem para a Terra, Rick Deckard (Ford), um detetive e ex-Blade Runner (ou Caçador de Andróides) é contratado para os eliminar.

Blade Runner foi um fracasso comercial aquando do seu lançamento e sofreu fortes críticas, mesmo assim foi nomeado a dois Óscares em categorias técnicas, mas foi com o passar do tempo que o seu verdadeiro valor surgiu e hoje em dia, 30 anos depois, é aclamado como um dos melhores filmes de sempre e com grande mérito.
Com um enredo fenomenal, que nos leva a questões filsóficas sobre a humanização das máquinas ou a desumanização dos humanos (tema nada atual, diga-se), efeitos especiais incríveis e uma banda sonora genial, além de uma performance inesquecível de Harrison Ford fazem deste um Blade Runner um clássico obrigatório, que continua a fazer sonhar os fãs que esperam notícias sobre a tão aguardada sequela, prometida por Rodley Scott.


Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Provavelmente, o melhor filme de ficção científica de sempre.

  1. Winchester disse... :

    Este filme é a prova que os críticos nem sempre sabem do que falam!

  1. Anónimo disse... :

    Um grande filme espero que a continuação esteja à altura.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock