● Jogos Clássicos - Resident Evil

24 fevereiro, 2012


Resident Evil, conhecido como Biohazard no Japão, conhecidíssima série de jogos de terror, comemorou recentemente 15 anos de existência e mesmo depois deste tempo todo continua a brindar-nos com jogos de grande ação que não dececionam os fanáticos em matar zombies.


Criada por Shinji Mikami e desnvolvida pela Capcom, a série iniciou-se em 1996 e tornou-se num sucesso de proporções gigantescas que há muito deixaram de ser restritas apenas aos jogos em si.
Com todo um rol de personagens importantes, a história gira sobretudo em torno de Chris Redfield, Jill Valentine, Leon Scott Kennedy e Claire Redfield e na sua luta contra a Umbrella Corporation que criou o T-Virus que deu origem ao surto de zombies e por aí fora.

Resident Evil tem um número bastante avolumado de jogos de diferentes sagas. Entre elas estão a saga principal com vários jogos numerados ou não (1, 2, 3, Code: Veronica, Zero, 4, 5, Operation Racoon City, e os aguardados Revelations e 6), as sagas Gun Survivor, Outbreak e Chronicles, além de outros títulos independentes.
Deu ainda origem a outros jogos como Dino Crisis ou o fantástico Devil May Cry (DMC era inicialmente RE4, daí também as parecenças entre Dante e Leon, mas rapidamente a equipa percebeu que podia criar algo diferente e o projecto foi reformulado) e ainda Dead Rising, um outro jogo de zombies da Capcom.
Vários personagens tiveram aparições noutros jogos, incluindo Ult. Marvel vs. Capcom 3 onde Chris, Wesker, Jill e Nemesis são jogáveis.

RE deu origem à conhecida série de filmes protagonizada por Milla Jovovich, mas que em nada tem que ver com o enredo dos jogos. Há também um filme em CGI: Degeneration e um outro a ser produzido: Damnation.
A série deu também origem a livros escritos por S.D. Perry, adaptados do argumento dos jogos, mas que seguem um caminho ligeiramente alterado, sendo passados numa espécie de universo alternativo. Há também livros baseados nos filmes, escritos por Keith R.A. DeCandido.
Para além de tudo isto há bandas desenhadas (incluindo um especial da Marvel), e todo um conjunto de merchandise que não é difícil de encontrar. Falta mencionar o manga que estreou ontem (!!!) na revista Shonen Champion (casa de Saint Seiya AKA Cavaleiros Do Zodíaco), intitulado Resident Evil: Maruhara Desire e que muito em breve, com toda a certeza, vai virar anime!


Resident Evil definiu o conceito de jogos de terror e até hoje é a referência no género e um dos porta-bandeiras da Capcom. Com uma extensa lista de jogos e mais de 40 milhões de unidades vendidas, pouco mais há adizer sobre a qualidade da série a não ser que a grande dúvida que atormenta muitos dos fãs mais hardcore é não conseguir decidir qual o melhor jogo de sempre da série.

Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Estou à espera do RE6 que só deve sair em novembro. Aí é que vai ser !

  1. Alexandersson disse... :

    Os filmes não são maus pena que não tenhama nada a ver com os jogos que são de um nível totalmente diferente.

  1. Leather disse... :

    Gosto disto! A saga é um verdadeiro clássico parabéns pelos 15 anos.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock