O Senhor dos Anéis é uma obra que dispensa apresentações. Os livros de Tolkien são autênticas obras primas e a trilogia de filmes que foi lançada ao público faz agora 10 anos, e que brevemente se verá aumentada com o lançamento, em duas partes, de O Hobbit, é um belíssimo exemplo da forma como é possível adaptar uma obra de tamanha magnitude e ser muitíssimo bem sucedido.
Realizados por Peter Jackson e filmados em simultâneo na Nova-Zelândia, os três épicos filmes são considerados como um dos maiores e mais ambiciosos projectos do cinema. Com um orçamento de quase 300 milhões de dólares, quase 2 kilómetros de filme usados (fora aquele que não foi usados que tem números muito maiores...) este projecto demorou oito anos até estar concluído e imediatamente após o seu lançamento tornou-se num autêntico marco da cultura pop contemporânea.
A trilogia foi um sucesso estrondodo tanto para o público como para a crítica. Actualmente trata-se da sexta série de filmes mais rentável de todos os tempos, com quase 3 bilhões de dólares em todo o mundo, e os três filmes têm, entros outras dezenas de prémios, 17 Óscares (sendo que 11 deles foram ganhos por O Regresso Do Rei que, juntamentee com Ben-Hur e Titanic, é o filme com mais Óscares ganhos).
Com o lançamento de O Hobbit, previsto para o final do próximo ano, espera-se que a saga volte a tornar-se num assunto de topo e que gere uma nova vaga de fãs que se venha a render ao fantástico mundo criado pelo génio JRR Tolkien.
O Regresso do rei. Melhor filme de todos os tempos!!