Hoje inauguro uma nova rubrica neste blog, uma que já fazia alguma falta neste espaço em constante evolução: Carros!
Para começar em beleza, nada como falar-vos um bocadinho daquele que é o meu automóvel favorito desde os dez anos e que continua a ser um carro incrível em todos os sentidos, o Dodge Viper!
O Dodge Viper chegou ao mercado em 1992 e embora fosse tecnicamente altamente evoluído a sua condução era considerada retro demais. Todas essas críticas se dissiparam em 1996 com o lançamento do Viper GTS, que mudou a forma como os descapotáveis de dois lugares eram vistos entre os carros desportivos.
Nesse ano foi também lançada a versão de corrida GTS-R. Desenhado para as provas internacionais, as componentes técnicas dos dois modelos são semelhantes, mas o motor deste último foi aprimorado para um rendimento de 456 cv.
Em termos de desempenho, o GTS não difere muito do seu irmão RT-10 (STR10 na sua segunda geração), mas com o seu estilo coupé e extraordinária aerodinâmica, consegue suplantar os cerca de 180 km do irmãozinho descapotável (que hoje em dia também é uma autêntica super máquina), para atingir os 300 km.
O Viper original era um carro desportivo muito interessante, mas algo primitivo. Com o GTS, ete modelo não só alcançou o estatuto de Super-Carro, mas é hoje uma referência incontornável do mundo automóvel de alto nível e as suas constantes evoluções, bem como as dos seus irmãos continuam a surpreender.
Belíssima máquina mas para mim são os italianos que fazem os melhores carros!