Há 15 anos nascia aquele que se tornaria num dos jogos mais influentes da história, tornando-se num marco para todos os jogos de acção e aventura em 3D: Tomb Raider. A sua protagonista, Lara Croft, tornou-se num dos ícones dos videojogos e a série Tomb Raider descolou tornando-se numa das sagas mais vendidas de todos os tempos, expandindo-se para livros, bandas-desenhadas, filmes e todo o tipo de merchandise.
Na data do seu lançamento não havia nada como Tomb Raider, um jogo com uma protagonista feminina que foi tanto adorada como criticada, um jogo de acção à la Indiana Jones com gráficos revolucionários e jogabilidade apurada, uma banda sonora impecável e uma abordagem cinematográfica como ainda não se tinha visto em mais nenhum jogo, rapidamente se tornou num sucesso, com prémios atrás de prémios, e várias sequelas ao longo dos anos.
Lara Croft é uma rica arqueóloga inglesa que procura artefactos pertencentes a Thor, Deus do Trovão, ao Rei Artur, entre outros e apesar das várias modificações que sefreu como passar dos anos, a sua imagem tipo parece manter-se, com os seus calçõezinhos, top, botas, mochila e as sua fiéis pistolas gémeas.
Já foi representada por várias modelos, teve outras tantas actizes a emprestar-lhe a voz, além de ter sido representada por Angelina Jolie nos dois filmes lançados até agora.
Com as várias sequelas lançadas e a pressão a aumentar, a equipa da Core Design que produzia os jogos acabou por "matar" Lara Croft e depois disso a sua ressurreição só foi possível em pleno quando a Crystal Dynamics pegou na série e a relançou, com uma trilogia que voltou a colocar Lara no topo e que inclui um remake do primeiro jogo em comemoração do 10.º aniversário da saga. Agora, os fãs aguardam ansiosamente o reboot da série, no próximo ano, com uma história renovada que promete ser grande!
Com muito ainda para oferecer, Tomb Raider é e continuará a ser uma série que marcou uma geração de jogadores em todo o mundo e com 15 anos passados, a história de Lara Croft está ainda no começo!
Lara Croft melhor que nunca :D