● H.P. Lovecraft

05 novembro, 2010


Howard Philipps Lovecraft nasceu em 20 de Agosto de 1890, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos.
Ficou famoso mundialmente por seus contos de terror, qua abordavam principalmente o Terror Cósmico, termo que ele mesmo criou para seus trabalhos. Tratam-se quase sempre de contos de terror com criaturas vindas do espaço há muito tempo atrás e que já povoaram a Terra em algum momento, tal como The Call Of Cthulhu, a sua obra mais famosa. HP Lovecraft também foi responsável pela criação do Necronomicon, o livro proibido dos mortos.


Howard era uma criança inteligente, e que gostava muito de ler. O avô incentivou os seus hábitos de leitura e foi ele quem o apresentou ao terror, mas quando este faleceu anos mais tarde, a família empobreceu e todos esses fatos unidos agravaram o estado de saúde de Lovecraft, por si só bastante frágil, que sofreu um colapso nervoso, que o impediu de ir para a universidade, facto que o perturbou até o fim da vida.

Dedicou-se então a escrever. O seu primeiro trabalho profissional foi publicado em 1919, Dagon, que conta a história de um marinheiro que, após fugir do navio em que estava preso, encontrou uma misteriosa ilha. O conto foi publicado em várias revistas, entre elas a Weird Tales, na qual ele passou a publicar textos através de pseudónimos.

H.P Lovecraft tornou-se jornalista amador após a morte de sua mãe, devido a uma complicação cirúrgica. Ele deixou Providence para morar em Boston, onde conheceu Sonia Greene, sua futura esposa. Ela era sete anos mais nova que Lovecraft, e a família dele não aprovou o casamento. Depois de passarem por problemas financeiros, acabaram por se separar algum tempo depois. Foi nessa época que surgiram alguns dos seus contos mais famosos.

Lovecraft voltaria mais tarde a Providence, onde acabou a vida. Continuou a escrever e criou contos mais curtos, ainda publicados na Weird Tales. Sempre influenciado por acontecimentos de sua vida, constantes pesadelos que tinha, e escritores como Edgar Allan Poe, seu estilo de terror é marcante, e confunde os leitores por sua semelhança com a realidade, é difícil ler sem pensar por um momento se de facto aquilo que ele escreveu aconteceu ou não.

Howard Phillips Lovecraft morreu em 15 de Março de 1937, de cancro nos intestinos. Foi enterrado no jazigo da família, mas no centenário do seu nascimento, os seus fãs insistiram para que ele tivesse uma lápide no cemitério Swan Point. A lápide continua lá até hoje, com a frase "I am Providence", extraída de uma das suas cartas.



Curiosamente, foi apenas vários anos após a sua morte que Lovecraft se tornou verdadeiramente famoso, graças a um grupo de amigos, correspondentes das suas cartas às revistas, que juntaram seus contos mais famosos e interessantes num único livro.
Lovecraft Inspirou Stephen King, Alan Moore e muitos outros.

O seu trabalho mais famoso, The Call Of Cthulhu e o Cthulhu Mythos (uma reunião das criações alienígenas e antigas criadas por si), tornaram-se na base de dezenas de trabalhos modernos, entre filmes, livros e músicas (Metallica e Iron Maiden são um bom exemplo disso).


H.P. Lovecraft tornou-se sinónimo de terror e as suas histórias continuam a fascinar as pessoas até hoje.
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Alexandersson disse... :

    Este homem é assustador. Nunca li nada dele mas se inspirou mas as fotos dele são arrepiantes.

  1. Room401 disse... :

    Já ouvi falar mas não conheço nenhum livro, mas parece que é provável que possa vir a gostar!

  1. Denim disse... :

    Lovecraft é leitura obrigatória para qualquer fã de ficção, rpg e terror...
    Podes não ficar com medo de ler alguma coisa, mas vais apanhar um susto de certeza!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock