É um dos mais aguardados regressos do blogue: As HM Chronicles! Hoje para falar de um dos maiores dilemas dos grupos fãs da pesada: estará a nossa banda preferida a tornar-se comercial?!
Este acontecimento é altamente comum em bandas de Hard Rock ou Metal, que por vezes lançam uma balada e esta começa a passar insistentemente nas rádios e atingem um determinado público que não é normalmente fã do género. Tal ocorrência deixa os seus fãs mais hardcore à beira de um ataque de nervos e para sempre consideram aquele “hit” a ovelha negra da discografia da banda.
Isto pode levar a que a dita banda se torne imensamente popular e conquiste uma nova base de fãs, o que leva a que os admiradores mais antigos, que a adoravam inicialmente, comecem a odiá-la e a torcer o nariz a cada novo trabalho que seja lançado, mesmo que a qualidade inicial se mantenha. Há também casos em que essa popularidade se torna num ponto de viragem para a banda e a partir daí nada volta a ser como antes, o que é sempre um balde de água fria para os seus apoiantes.
É comum acontecer que a banda fique ligada a esse “hit” para o resto da sua carreira, o que faz com que muitos dos novos fãs apenas gostem dessa música e não queiram sequer passar perto do restante trabalho do grupo. Pode também funcionar no sentido oposto e ouvintes que poderiam gostar do estilo da banda se sintam repelidos pelo “hit” e não sintam curiosidade em conhecer outras músicas, que certamente apreciariam. Um outro caso é quando a própria banda, One Hit Wonder ou não, se farta de tal forma de ser obrigada a tocar o “hit” em todos os concertos que se revoltam e simplesmente deixam de a tocar (Revolution!).
Estes “hits” podem ser únicos na carreira da banda e contribuir para o seu sucesso sem alterar o seu espírito, mas quando os ditos fazem com que a banda se perca, a comercialidade se torna na regra geral e o espírito que caracterizava o grupo se perde, então observamos o trágico fim do talento e arte, por troca com a mediocridade e dinheiro... é triste mas acontece!
Podem ler as restantes crónicas desta rubrica
AQUI.
Boa crónica SNC, um bocadinho mais pequena que o normal mas como é verão estás desculpado!