● O Senhor Das Moscas

02 abril, 2010


O Senhor Das Moscas é um livro escrito por William Golding, que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 1983. Foi o seu primeiro trabalho, publicado em 1954. O livro é considerado um clássico da literatura inglesa e já foi adaptado para filme por duas vezes, em 1963 e 1990.


O livro descreve a forma como um grupo de estudantes ingleses de um colégio interno sobrevivem após o avião que os afastava do terror da Segunda Guerra Mundial se ter despenhado numa ilha paradisíaca, sem que qualquer adulto tenha sobrevivido. Os jovens que inicialmente tentam governar-se acabam por se deixar regredir até ao nível mais obscuro e selvagem da natureza humana, com resultados desastrosos.

O Senhor Das Moscas é uma alegoria e várias referências à política ou religião podem ser notadas, como o facto da ilha paradisíaca, com tudo o que qualquer pessoa precisa para sobreviver, poder ser equiparada ao Jardim de Éden, ou o Senhor Das Moscas ser uma referência a Belzebu, um sinónimo do Diabo e representar o Mal.
Também nas personagens é possível notar que Ralph e Jack, por exemplo, são os opostos que representam respectivamente a democracia e o fascismo, enquanto Piggy, assassinado no decorrer da história simboliza a inteligência e a civilização.


O Senhor Das Moscas é uma obra altamente influente, com diversas referências visíveis em vários livros de Stephen King, na série de televisão Lost e em dois episódios do Simpsons, e até numa música dos Iron Maiden com o mesmo nome. Começou por ser um pequeno lançamento que se viria a tornar num clássico quase obrigatório e é um livro absolutamente genial que eu aconselho vivamente a todos aqueles que gostam de devorar uma boa história.
Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Eu todos os dias venho aqui, ver se tenho comentários!
    Mas não tinha muito tempo para retribuir comentários nem para fazer post's!
    Mas voltei em grande (;

  1. Room401 disse... :

    Nunca li o livro mas essa história dos miúdos andarem à pancada é muito conhecida, lembro-me de gozarem com isso em muitas séries.

    Parece ser bom!

  1. Les Xanes disse... :

    Eu lei o livro faz já tempo, lembro que gostei del e ainda o tenho na casa.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock