Os Megadeth já se caracterizavam pela velocidade e agressividade que mostraram nos três primeiros trabalhos, fruto da fúria que Mustaine sentia pela sua saída forçada dos Metallica, mas em Rust In Piece, com a adição do baterista Nick Menza e do guitarrista Marty Friedman, todas as qualidades do grupo até então presentes foram aprimoradas e o resultado é fenomenal!
A qualidade sonora é superior à dos seus antecessores, as letras são mais complexas,com temas que variam entre a guerra nuclear, religião, Área 51 e fantasia, e o estilo parcialmente progressivo, mas ao mesmo tempo mais melódico sem nunca perder o peso, fizeram de Rust In Peace a obra-prima da banda.
Os Megadeth receberam o disco de platina pelo álbum em 1994 e foram nomeados para os Grammy em 1991 por Melhor Performance de Metal e no ano seguinte, na mesma categoria com Hangar 18.
Com os singles Holy Wars... The Punishment Due e Hangar 18 o álbum foi um sucesso de vendas e crítica um pouco por todo o mundo, mas todas as faixas são dignas de registo e mercem ser ouvidas por qualquer apreciador de Rock.
A qualidade de Rust In Peace e o seu estatuto de clássico absoluto são inquestionáveis, um disco genial que cimentou o lugar dos Megadeth como uma das maiores bandas de Metal de sempre!
Um grandessíssimo disco! É por isto que a discografia de Megadeth é muito superior à dos Metallica!