● Edgar Allan Poe

02 agosto, 2013
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um escritor norte-americano, considerado o inventor do género de ficção policial moderno e dos contos de terror modernos, alem de ter contribuído enormemente na formação do género literário de ficção científica. Conhecido pelo seu estilo obscuro e por vezes macabro, é um dos mais importantes nomes da literatura romântica clássica.

Poe foi órfão muito cedo, após a morte da sua mãe, pouco tempo depois do seu pai os ter abandonado, sendo adoptado por uma família do estado da Virgínia. Poe teve uma boa educação e entrou para a Universidade de Charlotesville na Academia de West Point, onde embora fosse um bom aluno, passava a maior parte do tempo entre mulheres e bebida. Acbou por ter problemas com o pai adoptivo, após a morte de sua mãe adoptiva e saiu de casa para se alistar no exército.
Começou a publicar contos em revistas e jornais e os poemas e contos de Poe tornaram-se num destaque nos EUA, chegando a ganhar vários concursos literários.
Casou-se com Virginia Clemm, mas a sua morte muito jovem levou ao extremo o seu já complicado problema de alcoolismo.
Poe acabou por falecer a 7 de Outubro de 1849, com apenas 40 anos. As causas da sua morte ainda são motivo de debate e entre álcool, congestão cerebral, drogas, doença de coração, ou suicídio, ainda não existe opinião unânime.

As obras de Edgar Allan Poe foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, com destaque para o seu mais famoso poema, O Corvo (1845), mas também obras como Os Assassinatos da Rua Morgue (1841), A Máscara Da Morte Rubra (1842), ou Annabel Lee (1849), são contos que influenciaram várias gerações de escritores de livros de suspense, mistério e terror, e que tornaram Poe num ícone da cultura mundial.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários :

  1. Alexandersson disse... :

    O homem era um génio e a série The Following é uma grande homenagem!

  1. Room401 disse... :

    Grande senhor, o Corvo é das coisas mais incríveis já feitas.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock