● Superman vs. Spider-Man

05 julho, 2013
A Marvel e a DC são, de longe, as duas grandes forças motrizes dos comics americanos (vulgo bandas-desenhadas, de super-heróis ou não) e isso é senso comum. Agora o que poucos de vocês devem saber, é que os dois maiores símbolos das duas editoras já se defrontaram num crossover épico nos longínquos anos 70!
Falo de Superman vs. The Amazing Spider-Man: The Battle of the Century, de 1976!


Nesta altura, as duas gigantes já eram grandes rivais, pelo que este encontro inédito foi algo verdadeiramente "chocante" e que acabou por ser revolucionário, construindo uma base para todos os crossovers que se seguiriam nos anos seguintes (e que duram até hoje) e que acabam por seguir uma fórmula semelhante (e que continua actual) em que os heróis se encontram e acabam por lutar, para mais tarde se unirem contra um poderoso adversário em comum!
Claro que este género de histórias sempre tratam os personagens como se eles vivessem no mesmo universo, algo que não ocorre nos lançamentos cronológicos ditos "oficiais" ou canónicos.

A ideia para o encontro surgiu no início dos anos 70, quando foi sugerido aos editores, Stan Lee da Marvel e Carmine Infantino da DC (que curiosamente eram amigos de infância), a criação de um filme que reunisse os dois personagens num mesmo universo partilhado. O problema foi que a Warner Bros já tinha em mãos um filme para o Super-Homem (o clássico de 78 protagonizado por Christopher Reeve) e uma série live-action TV para o Homem-Aranha (não sei se poderei chamar esta de clássica...) e por isso o projecto foi alterado e a decisão de criar uma revista conjunta foi tomada.
Com um rumo definido, o argumentista Gerry Conway e o artista Ross Andru, dois consagrados dos comics e conhecedores dos universos dos respectivos personagens, foram contratados para desenvolver a história, que contou com a colaboração de outros nomes grandes na edição, como Stan Lee, Carmine Infantino, Marv Wolfman, Len Wein, Roy Thomas, Neal Adams, ou John Romita.

O crossover foi publicado finalmente em 76. Para além dos conhecidos protagonistas, a aventura contou com nomes de peso ao lado dos heróis. Falo de Mary Jane Watson, Lois Lane, J. Jonah Jameson e Morgan Edge. Para antagonistas foram "contratados" Doctor Octopus e Lex Luthor.


A revista resultou num sucesso enorme, como seria de prever, o que acabou por levar a novos encontros por parte das editoras, como o crossover entre o Homem-Aranha e o Batman, ou entre a Liga da Justiça e os Avengers entre outras colaborações que fizeram (e continuarão a fazer no futuro) as delícias dos fãs!
Comentários
2 Comentários

2 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Muito fixe, não fazia ideia que tinham feito uma revista com Marvel e dc juntas.

  1. Winchester disse... :

    Tenho de procurar isto, deve ser uma luta um bocado desequilibrada...

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock