A história do jogo centra-se na corporação DOATEC, que organiza o torneio Dead Or Alive como fachada para juntar os guerreiros mais poderosos do mundo e conduzir pesquisa genética com eles para criar o Guerreiro Perfeito e nos ninjas que a combatem.
A ninja Kasumi, protagonista, mascote da franquia e líder do clã Mugen Tenshin, vê-se envolvida na trama quando o seu irmão Hayate é atacado pelo tio Raidou. Para o vingar ela decide inscrever-se no torneio e derrotar Raidou, mas para isso vê-se obrigada a fugir da sua aldeia, um crime punível com a morte, pelo que Ayane, a sua meia-irmã é enviada para a eliminar. Ryu Hayabusa, o protagonista da série Ninja Gaiden e líder do seu clã, também procura o amigo Hayate.
A franquia conta com 5 jogos na série principal e lançados na mais variadas consolas, além de vários spin-offs como a saga Xtreme, que já não se centra em luta, mas sim em volley de praia.
DOA5, o mais recente jogo da série, lançado no final do ano passado, foi o primeiro lançado sem a colaboração do criador da série, Tomonobu Itagaki, e contou com a presença de personagens da franquia Virtua Fighter (Akira Yuki, Sarah Bryant e Pai Chan), considerada a sua maior influência.
Deu ainda origem ao filme D.O.A. - Dead Or Alive, lançado em 2007.
Dead Or Alive é indiscutivelmente um dos grandes nomes da porrada nos videojogos. A série acabou por se tornar mais conhecida devido à sexualização das suas personagens femininas (principalmente na saga Xtreme, onde é bastante exagerada), mas os seus grandes trunfos estão no gameplay bem elaborado que, sem ser tão técnico como as franquias rivais, consegue ser mais rápido e divertido, principalmente para jogadores mais casuais que procuram entretenimento sem horas e horas de treino.
O jogo é óptimo e ter tantas meninas só dá mais piada à coisa!