● Street Fighter

07 setembro, 2012
Street Fighter, para muitos a melhor série de jogos de luta de sempre, comemorou recentemente 25 anos de vida. Um marco histórico e um ótimo momento para recordar uma saga que definiu o género e marcou a infância de tantos jovens jogadores.


O primeiro jogo da saga surgiu em Agosto de 1987 e apresentou-nos a Ryu e ao seu amigo e rival Ken, com os seus Hadoukens e Shoryukens. O jogo não foi excecionalmente recebido, mas a Capcom decidiu continuar a apostar na série e em 91 chegou o jogo que verdadeiramente levou a saga ao topo e que ainda hoje é considerado uma obra-prima: Street Fighter II.
SFII foi um tremendo sucesso, com a sua jogabilidade aprimorada e gráficos fenomenais (para a época!) foi o jogo que colocou a porrada no mapa e que inspirou todos aqueles que surgiram depois dele. Foi também o jogo que definiu uma estratégia da Capcom que se mantém até hoje, a de lançar versões "Super" do mesmo jogo, algo que na época fazia sentido mas que hoje, graças aos DLC's, não se justifica mas que a empresa insiste em continuar a fazer, mas isso é outra conversa...

Depois de revolucionarem a indústria dos jogos, a Capcom não parou e em 95 ofereceu-nos Street Fighter: Alpha, uma sub-série prequela da saga, e trouxe pela primeira vez personagens de Final Fight, também da Capcom, que rendeu três jogos de grande sucesso.
Nesta altura, em 96, surgiu também a série SF Ex, um spin-off que levou os personagens ao mundo da luta 3D que ganhava o seu espaço graças a Virtua Fighter e Tekken, e também ganhou um trilogia.

Em 97 surgia SFIII que contou com muitos personagens novos, sendo que apenas Ryu e Ken regressaram. O jogo acabou por não ter o sucesso desejado e a série desapareceu durante uma década para renascer em 2008 com o aclamado SFIV.
Sequela direta de SFII, Street Fighter IV foi um dos grandes jogos desta geração de consolas e voltou a liderar o regresso aos jogos de luta para um patamar de topo graças não só à sua jogabilidade ou gráficos, mas também a um modo online que se tornou regra.


Street Fighter é um série que se tornou muito mais que simples jogos. Tendo dado origem a 2 filmes épicos (ou não...), vários mangas e animes, bandas-desenhadas, jogos de cartas e até uma ópera rock.
Com colaborações com marcas como a Marvel (Marvel vs. Capcom), a SNK (Capcom vs. SNK) ou a Namco (Street Fighter X Tekken) e até com a Sega (Project X Zone) não é exagero dizer que a série é um autêntico marco e que o seu legado para os videojogos como um todo é imenso. Marcou toda uma geração e hoje está em todas as consolas e até no telemóvel e não parece interessada em reformar-se tão cedo do combates, para a nossa alegria!

Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    SF é uma grande série sem dúvida e 25 anos não é para qualquer um.

  1. Alexandersson disse... :

    É incrivel como Street Fighter esteve tanto tempo esquecido e só nesta geração voltou a ter jogos de jeito, ainda que cada jogo tenha 23 versões diferentes!

  1. Winchester disse... :

    Depois de ler isto só deu vontade de jogar!!

  1. Anónimo disse... :

    Street Fighter e Ryu 4ever!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock