● Júlio Verne

01 junho, 2012

Júlio Verne, ou Jules Verne, foi um conhecidíssimo escritor francês que viveu entre 8 de Fevereiro de 1828 e 24 de Março de 1905. É considerado o pai da ficção científica, título partilhado com Hugo Gernsback e H. G. Wells, tendo previsto inúmeros avanços científicos, inpensáveis para a época em que viveu.

Júlio Verne começou por ser advogado, tirou o seu curso de direito e mudou-se para Paris para continuar os estudos, mas acabou por se interessar bastante mais por teatro que por leis, facto que se agravou depois de conhecer nomes como Alexandre Dumas ou Victor Hugo. Verne acabaria por publicar Cinco Semanas Em Balão, título que lhe concedeu alguma fama.
Depois desse primeiro sucesso a sua carreira continuou cheia de sucessos como os conhecidos Viagem Ao Centro Da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas ou Volta Ao Mundo Em 80 Dias, apenas alguns destaques de um total que ultrapasaa os 100 livros, 54 dos quais fazem parte da colectânea "Les Voyages Extraordinaires".

Verne tornou-se num autor de culto pelo facto de escrever sobre viagens por ar, subaquáticas ou espaciais muito antes de tais coisas serem possíveis (ou no caso das viagens espaciais, sequer pensadas), deu origem ao chamado "steampunk", e acabou por se tornar num sucesso de vendas e no segundo autor mais traduzido do mundo (logo após Agatha Christie), com obras publicadas em 148 línguas e adaptadas para cinema ou televisão. Um verdadeiro fenómeno muito à frente do seu tempo.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Este é um daqueles homens que como daVinci por exemplo estavam muito lá à frente!

  1. Denim disse... :

    O pai da ficção científica, um clássico.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock