● Akira Toriyama

06 abril, 2012


Akira Toriyama. Nasceu a 5 de Abril de 1955 em Kiyosu no Japão. Desenha desde tenra idade e iniciou o seu trabalho como mangaka em 1978, ano em que desenvolveu Wonder Island.
Em 1980 o seu caminho para o sucesso iniciou-se com a comédia Dr. Slump, mas seria em 1984 que lançaria aquela que se tornaria não só na sua maior obra como um dos maiores fenómenos do Japão e do mundo: Dragon Ball.


Toriyama foi influenciado nos seus trabalhos por Astro Boy, obra de Osamu Tezuka, além de vários filmes da Disney, entre os quais os 101 Dálmatas, além de filmes da artes marciais, como os primeiros trabalhos de Jackie Chan.
A sua característica mais marcante é o seu traço que apesar de muito simples, era altamente inovador e tornou-se muito marcante, independentemente das sua evolução ao longo do tempo.
A imaginação de Toriyama foi algo que contribuiu decisivamente para o sucesso dos seus mangas. Em Dr. Slump e no início de Dragon Ball as suas histórias tinham a comédia como ponto central e passavam-se num mundo cheio de vida onde animais falavam e onde havia objectos futuristas para todos os gostos.
Akira mostrou também a sua qualidade no desenvolvimento das suas lutas. Esquem o anime de DBZ, onde os personagens passavam metade do tempo a falar e a carregar energia em vez de lutar. No manga as lutas são extremamente rápidas, mas apesar disso continuam fáceis de acompanhar, algo que nem sempre acontece em mangas de batalha.

Akira também tem a responsabilidade de ter criado um dos maiores heróis que existem. Son Goku. No Japão, Goku é o equivalente ao Super Homem dos EUA. Tornou-se de tal forma importante no mundo dos mangas que os protagonistas Luffy (One Piece) e Naruto (Naruto) ou Natsu (Fairy Tail), entre muitos outrossão baseados nele, por isso possuem personalidades tão parecidas.
Vários são os mangakas da actualidade que não se cansam de demonstrar o seu amor à obra de Toriyama. Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Tite Kubo (Bleach) são as mais famosas e assumidas influências do génio. Oda já disse múltiplas vezes que se não fosse Akira, talvez não se tivesse tornado mangaka, e é Oda, com o seu One Piece que continua a bater recordes de vendas no Japão, recordes até agora detidos pelo seu ídolo.


Um génio com qualidades reconhecidas por todos. Com 35 milhões de vendas de Dr. Slump e 160 de Dragon Ball, Akira junta quase 200 milhões de vendas de mangas. Um verdadeiro fenómeno que também contribuiu para sagas de sucesso no mundo dos videojogos, com designs em Dragon Quest ou Blue Dragon. Toriyama actualmente trabalha em histórias curtas que continuam a ser muito procuradas e não apenas pelos fãs o que continua a demonstrar como ele é o maior artista moderno do mundo dos mangas e animes.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Sim, é um génio, tanto é que novos mangakas vão buscar as suas ideias.
    Mas penso que ele será ultrupassado pelo Oda e Kishimoto. Estes 2 atualmente têm 2 grandes obras de sucesso (One Piece já ultrupassou DB em vendas).

  1. Alexandersson disse... :

    O maior! Dragon Ball foi um marco.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock