● Mangas vs. Comics!

10 fevereiro, 2012
Não é propriamente um tema novo a "rivalidade" que existe entre os mangas orientais e os comics ocidentais (principalmente entre os americanos de super-heróis) e apesar de haver muita gente que é fã dos dois formatos (como este que vos escreve), a verdade é que, como em quase tudo, apesar de não haver nenhuma animosidade por parte dos autores de qualquer dos lados, os seus fãs nem sempre pensam assim e por essa Internet fora há acesas discussões sobre qual o formato de banda-desenhada que possui maior mérito (porque tem de haver sempre uma discussão).

O que muitos desses fãs parecem querer esquecer é que se não fossem os comics, se calhar não haveria manga da forma que existe hoje, e se não fossem os mangas a impulsionar os comics, talvez estes ainda estivessem presos ao passado.
Isso é notório principalmente se pensarmos que figuras tão influentes como Osamu Tezuka (autor de Astro Boy e Black Jack e considerado o Pai do manga) e Nobuhiro Watsuki (Rurouni Kenshin, vulgo Samurai X) já afirmaram terem sido influenciados pelas histórias saídas dos comics, da mesma forma que autores como Bryan Lee O’Malley (Scott Pilgrim) e Frank Miller (Batman The Dark Kinght, 300) indicaram mangas japoneses como influências diretas nos seus trabalhos.

Para enfatizar ainda mais como esta discussão é ridícula, o mestre Stan Lee, criador de uma infinidade de super-heróis da Marvel como os X-Men, Homem-Aranha, Hulk, Iron Man, Thor... publicou o manga Heroman, que até ganhou um anime de 26 episódios, atualmente está a escrever o argumento do manga Karakuri Douji Ultimo. Isto para não falar da recente colaboração entre a Marvel e os estúdios MadHouse deste último ano, que nos trouxeram quatro séries de anime: Iron Man, Wolverine, X-Men e Blade, baseadas nos seus contrapartes dos comics.

Independentemente da opinião de cada um, e cada pessoa tem a sua, ambos os trabalhos têm os seus pontos fortes e fracos que nem vale a pena enumerar, mas o simples facto de ambos coexistirem e se influenciarem mutuamente só dá garantias aos fãs de que vão continuar a evoluir para nos trazer o que de melhor existe nestes universos.
A mediocridade ou genialidade dos autores desta 9ª arte não deve nunca ser medida pela sua nacionalidade e isto pode aplicar-se a toda uma série de outras circunstâncias na nossa vida, que devemos sempre respeitar.
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Eu prefiro mangas. As bd's americanas nunca acabam e estão sempre a mudar as mitologias todas. É uma confusão!

  1. Alexandersson disse... :

    Esta discussão não tem sentido nenhum, só mesmo na cabeça de fãs xiitas. Deviam curtir e mai nada!!

  1. Winchester disse... :

    Eu também prefiro os mangas pelo menos há montes de diversidade e a história consegue ser coerente.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock