Daniel Brown, nascido em Exeter a 22 de Junho de 1964, é um conhecido escritor norte-americano, conhecido mundialmente depois do sucesso estrondoso do polémico best-seller O Código Da Vinci.
Os romances de Dan Brown são basicamente policiais, passados num curto espaço de tempo, normalmente cerca de 24 horas, e têm temas recorrentes, como a criptografia, símbolos e teorias da conspiração, pelo que conseguem muito facilmente prender a atenção dos leitores.
Se a estas características se juntarem ainda temas como a História ou o Cristianismo e alguma polémica, o resultado é uma fórmula que resultou no sucesso que todos conhecemos e que está bem representado no seu maior hit.
Depois de uma carreira musical onde lançou até alguns álbuns, Dan Brown lançou-se na escrita e lançou o seu primeiro romance, Fortaleza Digital, em 1998. Em 2000 era lançado Anjos e Demónios, o primeiro a contar com o seu célebre protagonista Robert Langdon. Pouco tempo depois era lançada A Conspiração e em 2003 O Código Da Vinci.
O seu maior sucesso, conta com mais de 80 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, tornando-se num dos livros mais vendidos de todos os tempos. O seu sucesso acabou por ressuscitar os seus restantes livros, deu origem a um filme com o mesmo nome e à sua "sequela" Anjos e Demónios.
O seu mais recente livro, O Símbolo Perdido, de 2009 e o terceiro da saga de Langdon, foi altamente antecipado e vendeu 1 milhão de cópias apenas no seu primeiro dia à venda e também já tem um filme em produção.
Dan Brown conseguiu tornar-se num nome reconhecido por todos graças a uma fórmula vencedora que consegue prender os fãs a histórias incrivelmente envolventes.
Com livros traduzidos em mais de 50 línguas e considerado uma das pessoas mais influentes do mundo, Brown diz ter ideias para uma dúzia de livros!
Eu, como fã, fico à espera!
Sempre pensei que o código da Vinci tivesse sido o primeiro livro dele mas parece que estava enganado. O filme é que não era grande coisa..