● Robert Rodriguez

07 janeiro, 2011


Hoje vou falar-vos daquele que é um dos maiores creativos do cimena dos últimos tempos! Conhecido desde o início da sua carreira por conseguir fazer óptimos filmes sem necessidade grandes orçamentos, ele encarna o verdadeiro espírito artístico e o cinema agradece-lhe por isso. Estou a falar de Robert Rodriguez!


Rodriguez é o tipo de cineasta que ao fazer um filme lhe dá um toque tão único que dá para dizer logo se o filme é dele ou não. Talvez porque na grande parte dos casos ele não é apenas o realizador do filme, mas também editor, director de fotografia, produtor, editor de som, compositor, técnico de efeitos visuais e até operador de camera, facto que lhe valeu o título de "one man crew"!
Este estilo tão característico de fazer filmes, o chamado "Mariachi style" tem por base o pensamento de resolver os problemas d e determinado filme com base na creatividade e não no dinheiro, e tem tido resultados muito positivos.

Começou a carreira com o clássico "El Mariachi", que se desenvolveu numa trilogia composta pelos filmes "Desperado" e "Once Upon A Time In Mexico", mas trabalhou em géneros muito diversificados, de onde resultaram filmes como "From Dusk Till Dawn", "Spy Kids", "Sin City", "Planet Terror", "Machete" ou "Predators".

Rodriguez tem tido também numerosas colaboraçãoes ao longo da carreira, mas a mais conhecida é aquela que mantém com Quentin Tarantino.
Desde a participação de Tarantino em "Desperado", passando pela produção partilhada de "From Dusk Till Down", a contribuição de Rodriguez para a banda sonora de "Kill Bill", até ao filme duplo "Grindhouse", uma homenagem aos filmes de terror dos anos 70, composto por "Planet Terror" de Rodriguez e "Death Proof" de Tarantino, do qual viria a resultar anos mais tarde "Machete".


Robert Rodriguez está longe de ser um cineasta normal. Afinal quem no seu perfeito juízo se tornaria cobaia de medicamentos para financiar o seu primeiro filme ("El Mariachi")?!
Uma ideia original, câmara às costa e nenhum juízo na cabeça. Qunado virem um filme de Robert Rodriguez é com isto que podem contar. E ainda bem que assim é!
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Winchester disse... :

    Esperar o que de um amigo de Tarantino? kkk Muito interessante.

  1. Room401 disse... :

    Este Rodriguez é muito bom! Os Spykids é que destoam um bocadinho dos outros grandes filmes dele que são muito bons.

  1. Denim disse... :

    Once upon a time in Mexico... está tudo dito!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock