O Nome Da Rosa é o primeiro romance do filósofo italiano Humberto Eco. Foi lançado em 1980 e foi um sucesso em todo o mundo.
O livro é um romance policial histórico, passado num mosteiro italiano em plena Idade Média, no ano de 1327, onde ocorrem crimes violentos. É um mistério intelectual que combina história, ficção, análise bíblica, estudos medievais e teoria literária.
O Nome Da Rosa foi muito bem recebido e ainda hoje permanece muito popular. Escrito com imenso humor, o romance dá-nos a conhecer de uma forma expressiva o que era viver num mosteiro medieval. O seu tema central é a liberdade de estudo e de ensino, a livre circulação do conhecimento. Mergulhada em obscurantismo durante séculos, os mosteiros cristãos constituíam fortalezas onde o conhecimento era preservado com imensas dificuldades.
O romance deu origem a uma adaptação feita para cinema em 1986, com Sean Connery e Christian Slater. Um facto a ter em conta é que os Iron Maiden na música The Sign Of The Cross, faz referência ao romance, o que prova mais uma vez o seu óptimo gosto literário. Além disso várias outras homenagens lhe foram prestadas em músicas, filmes e mesmo videojogos, àquele que é um grande clássico literário.
Nunca li, mas vi o filme aqui há uns anitos, pareceu-me bem.