As HM Chronicles regressam para falar de um dos fenómenos mais chatos (ou não, depende do ponto de vista) do mundo do Rock (e da música em geral), que ocorre quando a música fica Presa No Ouvido!
Este fenómeno acontece quando uma música, indesejadamente ou não, é ouvida por alguém. A partir desse momento, as coisas mudam. Definitivamente. Estas músicas são altamente pegajosas e não mais vão deixar de atormentar o ouvinte, por mais que ele grite, proteste ou bata com a cabeça nas paredes (se persistir nesta opção até pode resolver o problema, mas não é uma solução recomendada...). Depois de ficar presa, não mais se soltará, a não que apareça nova música para a substituir.
Os infectados por este problema encontram-se muitas vezes por aí, a correr de um lado para o outro e a tapar constantemente os ouvidos, estão constantemente distraídos nas suas conversas casuais e não conseguem parar de trautear o refrão da música “maldita”. A sua vida social pode sofrer consequências devastadoras!
A Internet é um óptimo meio de encontrar canções deste tipo (se estiverem interessados em sofrer desta condição...). Muitas paródias de músicas e coisinhas feitas apenas no gozo podem ser irracionalmente cativantes, ou irritantes...
Alguns “sucessos” são os jingles dos anúncios, música dos videojogos, e principalmente e infelizmente, a maior parte das músicas que estão no “Top” num determinado momento e que não param de passar na rádio, por mais que uma pessoa tente acaba sempre por ouvi-las, é impossível escapar-lhes (não me digam que antes e durante o mundial não ficaram fartos de ouvir a “I’ve Got A Feeling” e terem constantemente essa música do Dêmo a pairar nas vossas cabeças, ouvir toda a gente a falar nos feelings que tinha e coisas do género?! Ainda tenho pesadelos com isso de vez em quando)...
Bem, mas lá porque uma música fica presa no ouvido, isso não quer obrigatoriamente dizer que a dita música é má. De facto uma música fantástica pode ser tão pegajosa como uma não fantástica. E ainda mais, uma música pode ser fantástica por ficar presa no ouvido e também pode ficar presa no ouvido por ser justamente fantástica, até que uma pessoa se farta e então deixa mesmo de ser fantástica! Confusos?! Eu também fiquei quando li isto mas não consigo explicar de outra forma, apenas vou dar um exemplo:
Queen - Don't Stop Me Now...
O blog The Grand Chaos desculpa-se desde já aos seus leitores mais influenciáveis que depois de serem recordados destas variantes musicais, se sentiram impelidos a ouvi-las e estas se tenham alojado nos pobres cérebros novamente. Para tentar aliviar o vosso sofrimento... ou êxtase, vou apenas colocar aqui alguns exemplos, sem providenciar links directamente. Se de facto não conseguirem resistir à tentação de ouvir determinada música, procurem no YouTube. Não me responsabilizo pelas consequências que as próximas linhas podem trazer os leitores.
Aqui fica então uma pequena lista de musiquinhas de qualidade que numa altura ou noutra já devem ter ficado presas nos vossos ouvidos:
AC/DC com “I’m On The Highway To Hell”, “T! N! T! I’m Dinamite!”, “Thunderstruck”, e claro “Back In Black”;
Foo Fighters e o seu “The Best! The Best! The Best Of You!”;
Iron Maiden têm bastantes músicas do género como “Fear Of The Dark”, “2! Minutes! To Midnight!”, e claro “The Trooper” com o seu “OOooOOOOooOO”;
Metallica com “Exit Light! Enter Night”, “Gimme Fuel! Gimme Fire! Gimme That Which I Desire!” em estilo cheerleader, entre outras;
Nirvana com “Memory. Memory.”, “Hey! Wait! I’ve got a new complaint!”.
Há outras músicas que ficam como por exemplo:
Afroman tem “Because I Got High, Because I Got High!”;
genéricos de séries como o Justiceiro, MacGyver, Esquadrão Classe A, ou Ficheiros Secretos;
a música do Tubarão;
a Marcha Imperial de Star Wars;
as várias músicas usadas nos filmes do Rocky Balboa, Piratas das Caraíbas, The Terminator, Missão: Impossível, Mortal Kombat, além de canções infantis como "Eu vou comer, comer, laranjas e bananas!" entre tantas outras que é melhor nem pensar em enumerar!
Se estiverem interessados em sofrimento adicional visitem o "Top 40" de uma qualquer rádio moderninha e aborreçam-se!
Agora que já recordaram estas músicas, provavelmente muitos de vocês já se arrependeram de ter lido este post, por isso posso dar o meu trabalho por concluído!
Podem ler as restantes crónicas desta rubrica
AQUI.
Tens toda a razão há musicas que parecem pragas e o I've gota a feeling foi uma das piores que já vi. Eu até gostava dela mas já não a podia ouvir de tão enjoado que estava!