● Magic: The Gathering

18 junho, 2010


Magic: The Gathering é um jogo de cartas coleccionáveis criado por Richard Garfield em 1993, no qual cada jogador usa um baralho (deck) para tentar derrotar o adversário.


Magic foi criado numa pequena empresa americana de jogos de fantasia chamada Wizards of the Coast. Sediada em Seattle, a empresa teve o seu ponto de viragem quando Richard Garfield, um professor de matemática que criava jogos como hobby, lhes propôs publicar um jogo de tabuleiro. Peter Adkinson, o presidente da empresa sugeriu-lhe em alternativa inventar algo pequeno, portátil e fácil de jogar. Richard voltou com o protótipo de um novo jogo de cartas, chamado então Mana Flash. Toda a gente gostou imediatamente do jogo e depois de alguns ajustes nascia Magic: The Gathering.

Magic: The Gathering é um jogo de estratégia e de gestão de recursos. Os jogadores constroem o seu deck de pelo menos 60 cartas, escolhendo-as conforme a estratégia que preferirem. Cada jogador incarna um feiticeiro (Planeswalker) no multiverso de Domínia, cujo propósito é expulsar os seus adversários desse plano dimensional, quer reduzindo os seus pontos de vida a zero (cada jogador começa com 20 P.V.), quer impedindo-o de obter mais cartas (caso o baralho acabe). Estas representam magias, criaturas, encantamentos ou objectos mágicos, com os quais se tenta causar danos ao oponente. Existem ainda as cartas de terreno, que produzem energia (Mana), que possibilita às outras cartas entrar em jogo.

Em Magic existem cinco cores diferentes para as cartas, cada uma representando um tipo de magia e produzida pelo respectivo tipo de terreno (existem também cartas incolores e multicoloridas):
A Mana Branca provém das Planícies e representa a ordem, a cura, a luz e a lei. Possui capacidades curativas e protectoras;
A Azul é retirada a partir das Ilhas e representa os elementos da água e do vento, o conhecimento a ilusão e a astúcia. Permite controlar o adversário, retirando-lhe cartas e impedindo-o de jogar;
A Negra vem dos Pântanos e representa as trevas, a cobiça e a morte. É uma cor destruidora que permite eliminar o adversário através do próprio sacrifício;
A Vermelha alimenta-se da energia das Montanhas, representado o fogo, a destruição, a impulsividade e o caos. Tem a capacidade de destruir rapidamente o adversário;
A Mana Verde é encontrada nas Florestas e representa a Natureza, a vida, o crescimento e a força bruta. Esta cor tem a habilidade de tornar as criaturas mais fortes que o normal.


Magic: The Gathering chegou ao nosso país em 1996 e desde esse momento tornou-se um sucesso em Portugal, tal como noutros pontos do mundo. A vertente competitiva tem contribuído para o sucesso do jogo, com 100 000 torneios oficiais por ano (cerca de 1700 só em Portugal. Traduzido em 9 línguas, com 6 milhões de jogadores, bilhões de cartas em circulação, algumas delas extremamente raras, com jogadores dispostos a dar milhares de euros apenas para as possuírem, a Saga Magic continua em grande e parece não querer abrandar.
Comentários
5 Comentários

5 Comentários :

  1. - Tu fazes com cada post ;DD

  1. Room401 disse... :

    Xiii do que te foste lembrar... aos anos que eu não falava disto e eu era um viciado do pior tinha montes de baralhos e combinações de cores diferentes, pior que Magic só mesmo Pokémon quando era puto!! Bons tempos!

  1. Denim disse... :

    Nuna soube jogar isto. Houve uma época em que quis aprender mas as regras eram tantas que desisti logo a seguir. Mas sempre gostei de ver jogar, era sempre um suspense do caraças!

  1. Silva disse... :

    Já ouvi falar mas nunca joguei.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock