● The HM Chronicles X: Escala de Peso de Rock e Metalicidade

17 maio, 2010
Yeah! As The HM Chronicles chegam à Crónica X!
Para ser coerente com esta data fantástica, hoje apresento-vos a Escala de Peso de Rock e Metalicidade! Esta é basicamente uma escala que vai medir o peso encontrado nos diferentes géneros do Rock e Metal e desta forma ordená-los por níveis de valores, que podem variar de 1 até 10 (o resto dificilmente se pode considerar música...).

Como as bandas têm tendência a evoluir com o passar do tempo, os exemplos que providenciarei serão dados por músicas, mais ou menos conhecidas, para demonstrar os vários níveis da escala. Convém também identificar os vários factores que contribuirão e os critérios que seguirei para classificar os vários níveis:
A distorção (das guitarras e não só). Este é também o factor decisivo que separa o Rock do Metal. As guitarras no Metal têm aquele som "metálico" graças à distorção, por isso este factor é bastante importante;
A velocidade e o barulho são factores também importantes, pois normalmente uma música é mais calma se for tocada mais lentamente, embora haja excepções;
A violência das letras está normalmente associada ao peso da música, mas é claro que se houver duas músicas semelhantes, é mais poderosa aquela que tiver as letras mais agressivas... ou com mais berros... definitivamente os berros também são um factor importante!

No geral é mais ou menos isto:
• Nível 1: É o nível mais suave do Rock. As músicas deste nível provavelmente não possuem qualquer tipo de distorção nos instrumentos e a música em si é lenta e calminha.
Deep Purple - When A Blind Man Cries
Johnny Cash - Hurt
John Lennon - Imagine

• Nível 2: Este é o chamado Soft Rock. Quando estiverem a ouvir uma música em que não conseguem perceber se o que ouvem é uma guitarra acústica ou elétrica, provavelmente faz parte deste nível.
Metallica - Mama Said
Pink Floyd - Wish You Were Here
The Beatles - Nowhere Man

• Nível 3: Ainda nos parâmetros do Rock. Aqui o som já é um pouco mais forte, rápido ou pesado que no nível anterior, mas ainda é um som bem leve.
Led Zeppelin - Stairway To Heaven
The Rolling Stones - Sympathy For The Devil
The Who - Pinball Wizard

• Nível 4: Aqui encontramos um Rock com alguma cadência. É também possível encontrar vestígios de Punk neste nível, começa a sentir-se alguma agressividade.
Bon Jovi - Wanted Desde Or Alive
Nickelback - How You Remind Me
Queen - Another One Bites The Dust
The Rolling Stones - Satisfaction

• Nível 5: Entramos no Hard Rock. Embora ainda dentro do Rock, as músicas entram num nível mais pesado e as músicas mais calmas começam a desaparecer. As letras neste nível são já sobre assuntos muito diversos.
AC/DC - Back In Black
Aerosmith - Back In The Saddle
Deep Purple - Smoke On The Water
Led Zeppelin - Ramble On
The Offspring - The Kids Aren't Alright

• Nível 6: Nesta altura é difícil dizer se ainda estamos no Rock ou já entrámos nos parâmetros do Metal. Este é provavelmente o fim da linha para as guitarras acústicas. A agressividade começa a tomar conta do som.
Black Sabbath - Iron Man
Dream Theater - Pull Me Under
Guns N' Roses - Welcome To The Jungle
Nirvana - Smells Like Teen Spirit

• Nível 7: O Metal Clássico e o Heavy Metal encontram-se neste nível. As músicas são bastante rápidas e "barulhentas". As letras começam a tornar-se mais obscuras. Os vocais ainda são bastante melódicos.
Black Sabbath - Heaven And Hell
Iron Maiden - Fear Of The Dark
Judas Priest - Metal Gods
Motörhead - Ace Of Spades
Ronnie James Dio - Holy Diver

• Nível 8: Principalmente Thrash Metal. O som é rápido e pesado e as letras são bastante obscuras. Os gritos tornam-se recorrentes ao longo das músicas e os vocais tornam-se mais agressivos e menos melódicos.
Anthrax - Among the Living
Avenged Sevenfold - Critical Acclaim
Megadeth - Symphony Of Destruction
Metallica - Creeping Death
Pantera - Cowboys From Hell

• Nível 9: Começa a aparecer o Death Metal. As músicas tornam-se pesadas e com letras "com contornos duvidosos". Nesta altura as músicas começam a ser gritadas (ou grunhidas) em vez de cantadas.
Death - Spirit Crusher
Lamb Of God - Now You've Got Something To Die For
Pantera - Slaughtered
Slayer - Angel of Death

• Nível 10: Este é provavelmente o nível mais pesado do Death e Black Metal. As músicas são pesadíssimas e as letras muitas vezes sádicas (embora seja difícil de perceber o que o vocalista está a berrar!).
Behemoth - At the Left Hand Of God
Cannibal Corpse - Hammer Smashed Face
Meshuggah - New Millenium Cyanide Christ
Morbid Angel - The Ancient Ones

• Nível 11: Ainda mais além! Neste ponto a música é quase inaudível. É o extremo mais obscuro do Metal. Não se percebe uma palavra do que o vocalista rosn... digo berra e só os metaleiros altamente hardcore se aventuram por aqui.
Anal Cunt - You're Pregnant, So I Kicked You in the Stomach
Last Days Of Humanity - Ulcerated Offal

• Nível 12: Barulho! Neste nível não existe música. Apenas barulho. Ou estática. Nada mais.
Merzbow - Minus Zero

Notai que esta escala é produto de uma cabeça que não estava muito preocupada em procurar exemplos muito precisos, nem provavelmente os mais acertados. Agora ide e vêde em que nível da escala vos encontrais e já agora quais os níveis que suportais (ou não...).

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
6 Comentários

6 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Muito bom! Eu estou entre o 4 e o 6, mas aguento ouvir até ao 9.

  1. Silva disse... :

    LOL assim é que é agora um gajo já pode saber qual o melhor estilo. Pena é que seja só de rock era fixe se houvesse de outros estilos.

  1. Denim disse... :

    ahahah eu estou nos níveis mais avançados. Só oiço musica à frente!! Como Anal Cunt!!

  1. Carla Santos disse... :

    Sim definitivamente é a melhor frase!E a frase que descreve melhor aquela semana,aqueles momentos!;D

  1. Carla Santos disse... :

    Pois é!Agora é mesmo esperar pelo proximo ano,mas a verdade é que apesar de parecer demorar muito,daqui a nada chega!;D O tempo parece que voa!;D

  1. Boas pessoal! Ainda bem que houve alguém que achou isto útil e deu alguma utilidade àquilo que eu escrevi (o que só muito raramente acontece!).
    Obrigado pelos comentários e continuem a ouvir a rockalhada ok?!

    Beijinhos e/ou abraços!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock