Vou falar-vos hoje de um dos meus escritores preferidos e que é amplamente reconhecido como um dos maiores génios da literatura do séc. XX: Stephen King.
Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, a 21 de Setembro de 1947. O seu pai abandonou a família quando tinha apenas dois anos e foi a mãe quem o criou a si e ao seu irmão, não sem passar por algumas dificuldades. Ainda criança, King testemunhou um amigo a ficar preso numa linha e ser atropelado por um comboio (há quem diga que este acidente terrível inspirou o lado mais obscuro dos seus livros, mas o próprio nega tal ideia).
King estudou Inglês na Universidade do Maine e durante esse tempo escreveu uma crónica chamada “King’s Garbage Truck” para o jornal universitário. Este período iria influenciar muito os seus futuros livros. Foi também aí que conheceu a sua futura esposa e também escritora Tabitha Spruce. O seu primeiro livro (encorajado pela sua esposa) foi “Carrie, a Estranha”, numa altura em que atravessava uma fase com vários problemas relacionados com o álcool, facto que acabaria por influenciar o personagem Jack Torrance - The Shining. King acabaria por ultrapassar estes problemas com a ajuda da família em 1980 e desde essa altura mantém-se sóbrio.
Para além dos muitos e fantásticos livros que escreveu, do género de terror mas não só, muitos destes seriam adaptados para o cinema, dos quais se destacam nomes como "Carrie, The Shining, The Dead Zone, Stand By Me, Misery, The Shawshank Redemption, Dolores Clayborne, Apt Pupil, The Green Mile, Hearts In Atlantis, 1408, The Mist"... A lista é enorme, e estes são apenas alguns dos nomes talvez mais conhecidos.
Os livros de Stephen King são incríveis, mas nenhum destes se compara à sua obra-prima, à sua opus magnus que conta com 7 volumes lançados e com o 8.º em desenvolvimento: A Torre Negra (The Dark Tower)!
Esta obra fenomenal (da qual possuo apenas PDF’s em brasileiro porque ainda não consegui encontrar os livros, mas que não deixa de ser fabulosa!) conta a história de Roland Deschain, o Último dos Pistoleiros e foi inspirada na obra de (quem, quem?!) J.R.R. Tolkien, no poema “Childe Roland To The Dark Tower Came” de Robert Browning e no filme “The Good, The Bad And The Ugly”.
A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror, num cocktail impressionante com diversas referências à cultura pop, ao “Wild West” e às lendas do Rei Artur, que reúne o melhor que Stephen King tem como escritor e como narrador de histórias. Está em desenvolvimento o processo de adaptação da série para cinema mas ainda não há muitos pormenores conhecidos.
Stephen King é de facto uma dos maiores talentos da literatura de horror, mas também fora dela e é considerado um dos maiores escritores da sua geração. Com uma criatividade que parece não ter limites, é capaz de surpreender a cada aparição e continua a ganhar novos fãs em todo o mundo a cada dia que passa.
Já ouvi falar dele ^^