● Tragédia no Haiti

14 janeiro, 2010


O Haiti, pequeno país da América Central, foi na passada terça-feira varrido por uma sucessão de sismos violentíssimos e apesar de ainda não haver números oficiais, as informações que vão chegando já podem dar uma ideia do quão nociva esta tragédia se está a revelar.

O principal sismo, com magnitude de cerca de 7.0 na escala de Richter atingiu o país a 22 quilómetros da sua capital, que ficou completamente devastada, mas como se não fosse suficiente, as réplicas que seguiram tinham uma magnitude média de quase 6 graus na mesma escala. Centenas de milhares de pessoas podem ter perdido a vida neste desastre, muitos estão desaparecidos, já para não falar no enorme número de desalojados que deve ultrapassar os 3,5 milhões de um país com cerca de 10 milhões de habitantes, em que 80% destes vivem abaixo do limiar da pobreza.

A ajuda já começa a chegar a este que é um dos países mais pobres do mundo. Vários países de enviaram ajuda humanitária de apoio às vítimas bem como os essencias bens de primeira necessidade, mas as acessibilidades do Haiti estão bastante danificadas e este vai ser um desafio adicional para os países envolvidos e para a ONU, que já perdeu dezenas de funcinários que estavam no país numa operação de paz. Também Portugal convocou hoje um Conselho de Ministros para decidir de que forma o país vai ajudar.

Várias figuras públicas americanas fizeram donativos que ultrapassam já vários milhões de dólares e espera-se uma verdadeira onda de solidariedade por todo o mundo para ajudar a minimar o sofrimento de todos quanto sobreviveram à tragédia e reerguer o país das ruínas.
Comentários
1 Comentários

1 Comentários :

  1. Só se fala disto ..
    Que tragédia .

    Pois é. Filmes a mais :D

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock