● Nerds... O futuro?!

13 novembro, 2009
Se alguém se virasse para mim e dissesse que os chamados "nerds" ou "geeks" estavam na moda... a minha primeira reacção seria rir-me um bocadinho, mas depois de reflectir um pouco... poderá ser mesmo verdade?!


Bem, para evitar confusões vou tentar fazer uma breve explicação: estes nerds de que falo não são aqueles cromos com cabelinho lambido, óculos maiores que a cara, camisa de xadrez, rato de biblioteca, sem vida social e a quem ninguém liga nenhuma sem ser os bullies para lhe dar porrada!
Os nerds de que falo não são tão "extremos"... são apenas pessoas normais possuidoras daquilo que se denominava de "cultura nerd" (categoria na qual eu me enquadro :P) e que hoje em dia já é conhecida como "cultura pop".
Como vocês já devem estar a perguntar-se onde é que eu quero chegar com isto, a verdade é que esta cultura nerd actualmente está por todo o lado, mesmo sem darmos por ela ou sequer fazermos ideia de que existe!

Para dar um pequeno exemplo, basta olhar para a indústria do cinema: nos últimos anos principalmente, têm saído várias películas com orçamentos impressionantes, directamente de histórias de banda-desenhada (Spider-man, X-Men, Batman, Superman), videojogos (Resident Evil, Tekken), livros (basta falar no Senhor dos Anéis, anteriormente considerado uma das grandes bíblias dos nerds, tornou-se num autêntico fenómeno da cultura pop depois do lançamento dos filmes, mas não, o Crepúsculo não conta...) e até mesmo de desenhos animados (há alguém que não tenha visto, ou pelo menos tenha tido um bocadinho de curiosidade em ver Transformers?!) e a grande maioria foram sucessos estrondosos e imediatos!
O mesmo acontece nas séries televisivas: CSI, Lost, Dr. House, Heroes, Smallville, Chuck, Fringe ou The Big Bang Theory são alguns exemplos que mostram como os nerds estão em alta! É a única forma de explicar o sucesso destas produções.

Outro exemplo prático são os jogos de vídeo.
Tudo bem, isto pode ser considerado um tema do qual toda a gente gosta e não propriamente um culto nerd, mas a verdade é que com o evoluir dos jogos na última década, as empresas produtoras são autênticas máquinas de fazer dinheiro, e géneros como os RPG’s, que são o género por excelência do nerd, com Final Fantasy como o principal ícone, são esperados com enorme ansiedade e não apenas pelos jogadores fanáticos que aprenderam a falar inglês enquanto jogavam (já tentaram passar um RPG sem perceber nada de inglês?! Não era nada fácil... e falo por experiência própria, na altura os jogos não vinham dobrados, nem sequer legendados...), mas por toda uma comunidade que apenas gosta de um bom jogo de vez em quando.
As mais recentes consolas de última geração, com os seus gráficos que quase tocam a realidade, já deixaram de ser vistas como brinquedos de miúdos, actualmente viciam pequenos e graúdos e são peças quase obrigatórias numa sala de estar devidamente equipada! Se recuarmos no tempo, os Game Boy's foram companheiros de muitas crianças, hoje em dia os seus equivalentes como as PSP's são gadgets que muitos adultos "têm" que obter... e isto são apenas alguns exemplos do que há por aí!

Parece que é mesmo verdade... há um nerd em cada um de nós e, por mais que se negue, ele aproxima-se cada vez mais da superfície... mas será uma tendência a manter?! Será isso algo negativo ou positivo?!

Bem, depois do "fenómeno" emo, que ainda me corrói de cada vez que penso nisso, acho positivo que finalmente se comece a dar valor ao conhecimento e à cultura dos mais variados temas, uns mais que outros obviamente, mas sempre com uma opinião devidamente fundamentada e com o desejo de saber mais.
Se há um tempo atrás, uma pessoa ser considerada nerd era uma das piores coisas que lhe podia acontecer, hoje para muitos é quase um elogio... ok, não vamos levar isto ao extremo, pois tudo o que é demais enjoa, mas acho bonito que finalmente as pessoas possam bater no peito e dizer: "Eu sou nerd, sempre fui nerd e continuarei a ser nerd!", sem ser apedrejado na rua (de qualquer forma convém ter um certo cuidado a escolher a localização adequada para o fazer...).
Acho que isto não será um problema enquanto as pessoas não se começarem a comportar como nerds... fazer o que está descrito no parágrafo acima pode ser um desses comportamentos... por isso cuidado...


Para concluir, sempre ouvi dizer que os nerds dominariam o mundo num futuro próximo... mas quando li que o Obama gostava de Star Trek, e reparei que ele entra numa BD do Homem Aranha, descobri que o futuro chegou mais depressa do que se pensava e afinal isso já acontece!
“Vida longa e próspera e que a força esteja convosco...”
Comentários
7 Comentários

7 Comentários :

  1. Eu adoro filmes de terror .. :P
    Nerds .. Até são inteligentes :P

  1. Ainda estou para ver o Hostel ..
    Dizem que é mesmo de terror :P

    Eu cá prefiro agora os jogos :D

  1. Les Xanes disse... :

    Enquanto um dedique também tempo a outras coisas, tudo vai bem. Que vivan os nerds!!! :-)

  1. NANA disse... :

    Agora é a vez deles! :DDD

    Nada contra, até eu me acho um pouco (um pouquinho) nerd!!! xD

    BeijinhoO

    p.s-Passa no meu blog tenho uma resposta (enorme!) para ti ao que estavamos a "conversar" !;)

  1. Não vai ser o estádio a ajudar ..
    Aquele estádio horrível :'s
    :P

  1. Room401 disse... :

    É fixe que os nerds finalmente deixem de ser discriminados e se Obana é nerd coisa que eu não sabia então a nerdice vai ficar quase obrigatória lol

    Grande texto!

    May the force be with you!

  1. Denim disse... :

    Parece que chegou a hora dos nerds sairem do armário lol acho bem é preferível os nerds àqueles palhaços que têm a mania que são bons e que controlam tudo à volta deles. Ainda bem que isso já passou!

    5 estrelas!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock