● The HM Chronicles: III - Escola de Rock

25 setembro, 2009
Regressam hoje as HM Chronicles, com um pequeno guia para “quem não gosta de Rock” e também para aqueles que gostam, para que possam descobrir novos ou velhos sons que nunca tenham ouvido, ou apenas há muito tempo não ouviam...


Quando eu falo em “quem não gosta de Rock” o que eu quero dizer na verdade é “diz que não gosta de Rock”, isto porque é impossível não gostar de uma boa rockalhada, nem que seja só um bocadinho, por mais que se curtam outros estilos! A maior parte do pessoal que diz isso, pura e simplesmente ainda não descobriu, ainda não ouviu a música certa, ou tem uma ideia errada do que é o Rock. Tenho a certeza absoluta (bem, quase...) que depois de ouvirem algumas destas sugestões, vão descobrir que o Rock e o Metal não simbolizam apenas um bando de malucos vestidos de preto a abanar a cabeça e a grunhir de forma bizarra (eu devo dizer que nunca fiz tal coisa... nem quando o Hetfield nos pede nos concertos para gritar: HURRRAAA!!!)!

Ok, tudo bem, há muita gente que faz isso... mas o público em geral acha que passa apenas por aí o que não é de todo verdade.
Por isso é sempre bom relembrar que a maior parte do pessoal, como eu, gostamos de boa música, convívio... na grande maioria dos concertos nunca há confusão, nem pessoal à porrada (ok, os moches podem parecer porrada mas é apenas convívio... Apesar de poder haver momentos menos agradáveis...)!

Agora que estamos esclarecidos quanto a este assunto, vamos falar do que realmente importa. O que vou escrever a seguir são apenas algumas sugestões para começarem a ouvir algumas bandas ou álbuns que podem ou não vir a gostar (mas acredito vivamente que sim!):
Se não conhecem muitas bandas e se são fãs de séries ou filmes de terror, comecem por ver a série Sobrenatural, passa à 5ª feira na RTP2 às 22:40 e tem uma banda sonora incrível com bandas fantásticas (não, ainda não me pagaram pela publicidade, mas vou ficar à espera)!
Como eu estava a dizer, há uma boa quantidade de bandas que certamente irão gostar, como por exemplo:
Alice In Chains, Audioslave, Foo Fighters, Green Day, Guano Apes, Linkin Park, Nirvana, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Soundgarden, Sum 41, The Killers, The Offspring... entre tantos outros, e só estou a começar com os mais comerciais da nossa geração.
Não acredito que haja muita gente que não tenha pelo menos ouvido falar nestas bandas, a maior parte de vocês já ouviu, pelo menos uma boa data de vezes na rádio! De qualquer forma, uma boa maneira de ficarem a conhecer estas e outras bandas é no YouTube. Basta pesquisarem alguns nomes, verem os primeiros vídeos que aparecerem e se gostarem, os vídeos relacionados levam-vos a descobrir um monte de bandas bem boas, entre o monte de m**** que vos pode aparecer! É apenas uma sugestão, que dá algum trabalho e exige alguma paciência, mas podem sempre deixar isso de lado e partir para outra!

Claro que também não devem deixar de ouvir os grandes clássicos, vão ouvir algumas daquelas músicas das quais certamente conhecem o ritmo, mas que muitas vezes não associam a nenhum nome ou artista, coisinhas míticas, e podem começar por bandinhas como as seguintes:
AC/DC, Aerosmith, Beatles, Blue Öyster Cult, Bon Jovi, Bruce Springsteen, Creedence Clearwater Revival, Deep Purple, Def Leppard, Dire Straits, Foreigner, Genesis, Guns N' Roses, Jethro Tull, Jimi Hendrix, Kansas, Kiss, Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd, Pink Floyd, Queen, Rainbow, Ramones, Ronnie James Dio, Rolling Stones, Rush, Scorpions, Supertramp, The Doors, Van Halen, Whitesnake, Yes, etc. e tal!


Para os utilizadores mais avançados, que já se habituaram a estas andanças e querem um som mais potente e "mexido", mas igualmente porreiro, a escolha passa de certeza por algo deste tipo:
Apocalyptica, Black Sabbath, Dream Theater, Epica, HIM, Iron Maiden, Judas Priest, Korn, Lacuna Coil, Manowar, Megadeth, Metallica, Motörhead, Nightwish, Ozzy Osbourne, Pantera, Rage Against The Machine, System Of A Down, Within Temptation, X Japan, e há muito mais por aí.


Estes são apenas alguns exemplos ou sugestões de bandas que podem (ou não) vir a gostar depois de ouvirem. Se fizerem como eu expliquei em cima podem ouvir algumas das músicas mais conhecidas de cada uma e que certamente uma boa parte até conhecem. Se gostarem do som, melhor ainda, mas se procurarem o que mais vos agrada desta forma (que pode dar um bocadinho de trabalho, mas que no final vai valer a pena) de certeza que vão ficar com uma ideia diferente daquilo que o Rock e o Metal representam e talvez dar-lhes um pouco mais do respeito que estes géneros de música merecem e que nem sempre lhes é reconhecido!

Não podem perder eheh! Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Les Xanes disse... :

    Ainda que a cada pessoa tem diferentes gustos musicais, há que se dar a oportunidade de conhecer coisas novas..."um pouco mais do respeito que estes géneros de música merecem e que nem sempre lhes é reconhecido"... Encanta-me tua entrada, Roberto! Um saúdo.

  1. Room401 disse... :

    Isto é um GRANDE post, MESMO, MESMO!!!

    Grande lista isto devia ser de leitura obrigatória em todos os lares do planeta, talvez assim dessem valor a outras coisas.


    As tuas HM Chronicles continuam a revolucionar! Parabéns meu!

  1. Kaká disse... :

    Cara, texto muito maneiro. Foi assim que eu comecei a escutar Rock. A primeira música Heavy Metal que eu escutei (E eu enlouqueci depois dela) foi Paranoid, do Black Sabbath, depois disso eu comecei a escutar AC/DC (Que até hoje é minha banda favorita (: ) e coisa assim.

    Muiiito bom o texto. *-*

  1. Anónimo disse... :

    Uma boa lista de bandas, mas deixste de fora alguns nomes importantes, podias completar os Big Four do Thrash Metal com Slayer e Anthrax, mas tirando esses promenores está um post bem fixe.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock