Tony Soprano, interpretado pelo saudoso James Gandolfini, é o Líder da Família DiMeo composta pelo fantástico grupo do qual fazem parte Paulie "Walnuts" Gualtieri, Silvio Dante, Christopher Moltisanti, Robert "Bobby Bacala" Baccalieri, Ralph Cifaretto, Tony Blundetto, Salvatore "Big Pussy" Bonpensiero e Patsy Parisi, mas os problemas começam quando Tony descobre que sofre de Síndrome de Pânico e passa ter consultas secretas com a dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco), para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da máfia. São essas consultas que proporcionam algums dos melhores momentos da série, uma vez que Tony passa a revelar detalhes de sua vida privada com alguém que eventualmente terá de encontrar o seu próprio psicólogo devido à terapia do Chefe da Famiglia.
O conflito é algo predominante e James Gandolfini consegue retratar de forma magistral a angústia de Tony ao ter que lidar com todos os seus problemas, relacionados com a máfia ou não... e não é à toa que ganhou diversos Emmys e um Globo de Ouro pela sua performance.
The Sopranos é sem exageros, muito provavelmente, a melhor e mais influente série da história da televisão. Tanto que em 2013, o sindicato dos roteiristas norte-americanos a escolheu como a série mais bem escrita de sempre.
Um autêntico fenómeno que convenceu público e crítica, é um verdadeiro clássico que todos os fãs de séries devem ver pelo menos uma vez, mas não esperem algo como O Padrinho, afinal este é o retrato recomendadíssimo de uma família disfuncional que, por acaso, está situada no mundo da máfia norte-americana.
Série fantástica! RIP mr. Gandolfini...