O inFORM é um ecrã futurista desenvolvido no MIT que visa reproduzir conteúdos digitais fisicamente, em três dimensões e em tempo real. Para isso, capta as acções do indivíduo com um sensor de movimentos do género Kinect, para depois reproduzi-las numa mesa do que se pode chamar de "pixels físicos", constituídos de 900 pinos de poliestireno que se esticam em até 10 centímetros, o que permite, entre outras coisas, manipular objectos.
O MIT tenciona aplicar o inFORM numa série de áreas, que incluem mapas tridimensionais, projectos arquitectónicos, ou designs volumétricos, mas nada disso se compara ao salto que se pode dar em termos de conversações à distância, tipo Skype.
Com o inFORM é possível estar em dois locais ao mesmo tempo (!), pois permite que por exemplo duas pessoas em dois locais distintos façam um "high five" e no futuro próximo, todo o corpo pode ser replicado, para permitir aquelas conversas míticas à la Star Wars que até agora só podíamos imaginar como seriam!
A má notícia é que só dentro de cinco a dez anos é que poderemos começar a ver aplicações comerciais com esta interface. Mas até lá já podemos começar a salivar pelo que nos espera (esquecendo o preço que esta maravilha deve custar)...
Isto é mesmo coisa de ficção científica! Vamos ver por quanto é que um deste vai ficar...