● Gintama

09 agosto, 2013
Gintama é um manga de comédia, escrito e ilustrado por Hideaki Sorachi, publicado nas páginas da Weekly Shonen Jump desde 2003.
Sucesso impressionante no Japão, deu origem a um anime de 265 episódios (pausado no momento), dois filmes e dois OVAs.


A história de Gintama passa-se numa versão alternativa do período Edo no Japão (ou simplesmente no país dos samurais, como é tratado na série). Neste universo, o planeta foi invadido não por frotas ocidentais... mas por aliens conhecidos por Amanto, que trouxeram com eles tecnologia super avançada (como televisões, telemóveis e robôs), mas estes também foram responsáveis pela queda dos samurais, numa guerra terrível contra os resistentes que durou mais de vinte anos.
Passado esse período turbulento, Gintoki Sakata, um antigo samurai e membro da Resistência, que em conjunto com Shinpachi Shimura (um otaku aprendiz de samurai) e Kagura (uma alien fortíssima e com um apetite inesgotável) formam o Yorozuya, um grupo freelancer que faz todo o tipo de serviços e que está numa luta constante para ganhar dinheiro para pagar a renda.

Gintama tem um estilo muito próprio dentro da própria Jump. Embora a maior parte do tempo seja passado com piadas (quase) episódicas que variam desde paródias a outras séries da Jump, outras que envolvem clichés próprios da cultura japonesa (algo que por vezes pode afastar leitores que não conheçam a cultura nipónica) ou com utilização de ficção-científica que parodia as sociedades modernas, tem também vários arcos com muita acção e pancadaria como toda a série Shonen deve ter e com uma elevada carga dramática, sem nunca perder o foco que é a comédia.
O anime iniciou-se em 2006, produzido pelo estúdio Sunrise e teve uma pausa em 2010 após 201 episódios. Seguiu-se uma nova temporada no ano seguinte com 51 e uma terceira e (supostamente) última com 13 que terminou em Março de 2012. No entanto aporta para a esperada continuação continua aberta (o próprio anime costuma parodiar estas pausas, quase sempre garantindo que se trata do final da série, o que nunca se revela verdade, por isso...).


Gintama é um sucesso inquestionável no Japão e adorada um pouco por todo o mundo, como uma das melhores comédias do mundo dos mangas.
Com mais de 30 milhões de volumes vendidos apenas em terras nipónicas, a história de Gintoki é presença assídua no tops de vendas e a sua base de fãs não pára de crescer. Uma comédia fantástica e que permite conhecer um pouco mais de uma cultura tão rica (e também bizarra...) como a japonesa é altamente recomendada!

Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Nunca vi este, mas do que ouvi falar praticamente só dizem bem, lá vou ter de dar uma olhada!

  1. Alexandersson disse... :

    Grande anime, uma das séries mais divertidas que já vi!

  1. Denim disse... :

    Grande anime

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock