Depois do sucesso ridículo da espectacular aventura que foi The Avengers, a Marvel regressa com a saga que provavelmente foi uma das maiores responsáveis pelo sucesso do crossover, para lhe proporcionar um "final" (será?!) tal como Tony Stark merece.
Em Iron Man 3, Tony (Robert Downey Jr.), que está longe de ser o génio superficial do passado recente, encontra-se bastante traumatizado pela experiência que sofreu ao lado dos companheiros heróis. Stark tem pesadelos e ficou obcecado pelo trabalho, construindo uma armadura nova atrás da outra até um total de mais de 40! Mas quando o Mandarim (Ben Kingsley) aparece e destrói a vida do milionário, o herói dentro dele terá de ressurgir para uma nova e complicada batalha, que poderá (?!) ser a sua última.
A Downey Jr. e Kingsley juntam-se Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Guy Pearce, Rebecca Hall, Stephanie Szostak, James Badge Dale e Jon Favreau, num elenco que inaugura uma nova fase não só no universo Marvel, mas também no mundo dos filmes de super heróis.
O futuro do personagem Tony Stark nos cinemas ainda é incerto, mas uma coisa é certa. Se esta foi mesmo a última aventura do génio, milionário, playboy e filantropo, podemos dizer que, como seria de esperar, ele despediu-se em grande estilo.
O filme é ótimo só é pena que o Mandarim seja só um terrorista e nem sequer tenha poderes mágicos...