Alexandre Dumas, nascido Dumas Davy de la Pailleterie, foi um dos mais notáveis escritores franceses e viveu entre 24 de Julho de 1802 e 5 de Dezembro de 1870, é neto de um nobre, filho de um militar e de uma escrava haitiana.
Dumas começou por escrever artigos para revistas e também peças de teatro. As suas peças tornaram-se populares, o que permitiu que se pudesse concentrar na sua carreira como escritor e algum tempo depois dedicou-se aos romances, com os quais ficou conhecido internacionalmente.
Os seus romances são marcados por muitas aventuras e acção que estimulam a imaginação dos leitores e entre eles estão obras consagradas como O Conde De Monte-Cristo, a Trilogia dos Romances de D'Artagnan (com os livros Os Três Mosqueteiros, Vinte Anos Depois e O Visconde de Bragelonne onde está presente O Homem Da Máscara De Ferro) ou Memórias de um Médico, entre outros.
Dumas foi sepultado no local onde nasceu, mas devido ao sucesso que os seus livros tiveram e continuam a ter, que fez com que fossem traduzidos em quase 100 línguas e deram origem a mais de 200 filmes, o seu corpo foi exumado e transportado para o Panteão De Paris, ao lado de nomes como Victor Hugo ou Voltaire. O mais lido escritor francês estava agora onde pertencia.
Só pelo Montecristo já é uma BIG WIN quanto mais pelos mosqueteiros. Grande homem!