● The HM Chronicles XIV: Cópia ou Original?!

11 outubro, 2010
Estou de volta com as HM Chronicles para vos falar de um fenómeno sempre interessante no mundo da música, em particular no mundo do Rock: as Covers!


Se uma música foi gravada por um determinado artista, mas depois por um outro tipo qualquer, então o que este tipo acabou por fazer foi uma Cover da música original. É comum serem feitas por músicos conhecidos em homenagem a outros mais antigos e consagrados e pelas mais diversas razões.

O que pode acontecer a partir daqui, e acontece várias vezes, é que a nova música torna-se tão popular e icónica, que as pessoas tendem a esquecer a música original, ou pior, quando o artista que escreveu a dita música a volta a tocar, esta é considerada a cópia e não a original, o que normalmente termina com uma certa irritação por parte do autor.
Este fenómeno acontece sobretudo quando a música regravada é já bastante antiga e o público que ouve a nova versão não conhece a original, pelo que a banda em vez de fazer uma homenagem, está a "roubar" o prestígio do autor, e nem sempre são céleres a repô-lo.

Uma variante deste fenómeno é quando uma música é escrita para a banda sonora de um filme, mas acaba por se tornar tão popular que o filme fica conhecido por ter a dita música, quando deveria acontecer o oposto...

Independentemente destes fenómenos ocasionais, na música as bandas são sempre influenciadas por grupos mais antigos, e é comum que os mais novos mostrem as suas influências. Muitas vezes, o que acaba por acontecer é que essas versões são compiladas num álbum de covers, que pode ser gravado apenas por uma banda, ou por um conjunto de bandas que se reúnem. Este fenómeno ocorre para celebrar alguma data especial, ou apenas para diversão pura do grupo.

Basicamente há dois tipos de Álbuns de Covers:
Álbum de Tributo: Neste tipo de álbuns, várias bandas gravam as suas versões das músicas e no final são compiladas num único álbum de homenagem;
Tributo de Artista: Neste álbum uma banda grava todas as versões de várias bandas que a influenciam ou as quais admiram.

A Cover é uma das melhores formas de homenagear as bandas veteranas do panorama musical, e quando algo deste género acontece normalmente também significa qualidade implícita no trabalho, por isso estejam sempre atentos a Tributos que encontrem por aí! Have fun!

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
6 Comentários

6 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Uma boa crónica como sempre! Há covers bem melhores que as originais, uma coisa que Às vezes também acontece é uma musica que já foi tocada por tantas bandas que nem se sabe bem quem a tocou primeiro!!

  1. Leather disse... :

    Tens 1 blog bem feito e com bom conteúdo. Até agora curti o que vi. Boa sorte.

  1. 365 Summer disse... :

    Já não postava há bastante tempo e nem tina respondido aos comentários, peço imensa desculpa :x
    Mas, felizmente, estou de volta...
    Quanto ao comentário que lá deixaste, é verdade, de facto não escrevia há bastante tempo no meu espaço e voltei a faze-lo :z Mas desta vez venho de volta para ficar por lá mesmo ;)

    Como sempre, uma boa crónica ;D

  1. Denim disse... :

    Lol mais uma maluquice bem captada e ultimamente têm saído um monte de álbuns tributo deste tipo, é sempre bonito de ver ahah!

  1. #Geral

    Boa tarde , peço desculpa pela minha ausência mas ultimamente o tempo é escasso para vir aqui, assim como a paciência :'D
    Adorei o teu post.
    Desde já, peço novamente desculpa por ser uma mensagem "geral", mas é a única maneira que arranjei para explicar a todos os meus seguidores o motivo pela minha ausência.
    A partir de hoje, vou estar mais activa por aqui.
    Quero ver mais post's :D
    Beijinhos (;

  1. Boas pessoal! Fico contente por ver que mais uma vez a crónica foi do vosso agrado. Agradeço mais uma vez os vossos sempre preciosos comentários. Não se esqueçam de contiunuar a visitar este espaço que também é vosso! ;)

    Fiquem bem. Abraço e/ou beijinho

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock