● Final Fantasy

19 julho, 2010


Final Fantasy é uma saga de jogos desenvolvida pela Squaresoft (agora Square-Enix), que revolucionou o género dos RPG, retirando-o do mundo dos ogres irritantes e dos magos fracotes, e levando-o para o reino da imaginação sem limites, efeitos impressionantes, personagens maravilhosas e uma jogabilidade incrivelmente envolvente!


O primeiro jogo da série foi lançado no Japão em 1987, como a última esperança para salvar a Square da falência. Foi um sucesso tão grande que se tornou num dos jogos mais populares dos anos 80 no Japão e foi alvo de diversos remakes ao longo dos anos, e dando origem À serie de jogos que se seguiria.

Os jogos da saga são passados em mundos de fantasia, repletos de magia e elementos medievais misturados com tecnologia futurista.
Os vários episódios da série não possuem ligações entre si no que diz respeito à história propriamente dita, salvo algumas excepções, tais como Final Fantasy X e a sua sequela X-2, Final Fantasy XII, XII: Revenant Wings e Final Fantasy Tactics e Tactics 2, que se passam no mundo de Ivalice, e os vários jogos das sagas Final Fantasy VII e Final Fantasy XIII.
Alguns fãs sugerem que os vários episódios se desenrolam em realidades alternativas do mesmo universo, pois diversos elementos, como Cristais, Chocobos, diversos itens e inclusivamente referências a personagens de outros jogos da série são recorrentes.

Final Fantasy tornou-se conhecida do público em geral depois do estrondoso sucesso do sétimo jogo da série, que se tornou um marco da história dos videojogos. A partir daí e com a popularidade em crescendo, surgiram remakes dos jogos mais antigos (sendo que a série já foi lançada para Nintendo, Game Boy/GBA, Super Nintendo, PlayStation, PlayStation 2, Nintendo GameCube, Nintendo DS, PSP, Nintendo Wii, PC, PlayStation 3, Xbox 360 e telemóvel!), filmes de animação em CGI (Final Fantasy: Spirits Within e Final Fantasy VII: Advent Children) e séries de animé, entre outros.

Para além dos aspectos técnicos dos jogos em si (adaptados à data de lançamento, como é óbvio), a banda sonora composta por Nobuo Uematsu (na sua maioria), também é um dos pontos altos da série e várias músicas da série além de serem imediatamente reconhecíveis por qualquer fã, fizeram imenso sucesso. Nobuo lançou inclusivamente o CD "The Black Mages", com uma reinterpretação de vários dos temas mais populares que compôs para a série.


Final Fantasy é de facto uma série longa e brilhante (13 jogos "principais", 28 ao todo, com mais de 96 milhões de unidades vendidas), com os seus enredos fascinantes, personagens memoráveis (quem não conhece pelo menos Cloud Strife?!), tornou-se para muitos a série mais importante da história dos videojogos.

Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    FF é a grande saga de jogos! O único que não joguei dos principais foi o online acho que é o 11, de resto são jogos praticamente perfeitos.

  1. Denim disse... :

    Bom post! Pena é que nunca mais façam o remake do FF7 isso é que era um jogão!

  1. Anónimo disse... :

    O XII foi o meu preferido até agora, ainda não joguei o XIII e como o XIV vai ser online ainda vamos ter de esperar uns anitos pelo próximo....

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock