● Aventuras Fantásticas

05 fevereiro, 2010


Aventuras Fantásticas é uma série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson, lançadas em Portugal pela Editorial Verbo.


Em 1982, após terem lançado na Europa o famoso "Dungeons & Dragons", Steve Jackson e Ian Livingstone tiveram a idéia de criar uma livro-jogo, misturando o conceito de RPG com os livros interactivos que já existiam nessa altura. Dessa ideia nasciam as Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy). O primeiro livro lançado foi O Feiticeiro Da Montanha De Fogo que em poucas semanas vendeu as 20 mil cópias da primeira edição.

Durante os 13 anos seguintes, foram publicados novos volumes até atingir o n.º 59, após o qual a série foi cancelada. As Aventuras Fantásticas venderam mais de 15 milhões de cópias e foram lançadas em mais de 20 países em todo o mundo.

O primeiro livro da série que li foi o n.º 30, Torre De Devastação. Escusado será dizer que eu adorava ler e achei aquele livro tão espectacular que foi a minha porta de entrada para o mundo dos RPG's, que eu nunca mais abandonei.


Os livros da série são diferentes do habitual uma vez que o leitor representa a personagem central da história e é o leitor que decide o que o personagem vai fazer a seguir (leva o conceito RPG - Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Personagens - bastante à letra...). O jogador utiliza um quadro incluído no livro para fazer todas as necessárias anotações ao longo do seu percurso. O livro é dividido em pequenos capítulos, no final dos quais o leitor se depara com uma escolha, que o encaminha para uma página diferente e a história desenrola-se tendo em conta as escolha feitas pelo leitor. As decisões que são tomadas podem ter grande influência no rumo da história à medida que esta se desenrola. É também comum encontrar diversos obstáculos no caminho como puzzles ou enigmas, além dos sempre obrigatórios combates com inimigos, decididos nestes livros através do lançamento de dados.

Na maior parte dos títulos (46 em 59), a acção passa-se no mundo de Titan. Como muitos cenários utilizados em RPG's, Titan é altamente influenciado pela Europa Medieval, com a adicional presença da magia, monstros demoníacos e diversas raças (mais ou menos hominídeas) inteligentes (nem sempre muito...). Titan está dividido em três continentes: Allansia (local onde ocorre a acção presente em Torre De Devastação), Khul e o Mundo Antigo. Tendo sido desenvolvido aos poucos à medida que os livros eram escritos, a história é fragmentada e por vezes contraditória, mas isso não é algo com que os leitores se preocupem muito.


As Aventuras Fantásticas continuam a ter seguidores fiéis como é possível constatar nos milhares de sites e blogs espalhados por aí que continuam a prestar culto aos livros e a disponibilizar PDF's para download. Para quem gosta de RPG's, as Aventuras Fantásticas são uma série obrigatória. Para quem não gosta, são apenas mais uma razão para continuar a odiar o género!
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Denim disse... :

    Lembro-me destes livros quando andava no meu 8 ano por aí. Era dos livros que mais curtia ler era estes e os arrepios.

    Mas eu fazia batota porque só lia, passava as lutas todas à frente para chegar ao final! Ainda devo um ou dois aí enfiados num caixote!!

  1. Room401 disse... :

    Lembro-me de ter ouvido falar disto mas nunca li nenhum. Havia gajos que passavam a vida com livros destes atrás e nunca largavam os dados e o lápis! Doidos!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock