● Eusébio (1942-2014)

06 janeiro, 2014
O ano ainda agora começou e já perdemos uma das maiores figuras não só do futebol português, mas sobretudo uma figura que representava o nome do país: Eusébio.
Eusébio da Silva Ferreira, um grande embaixador do futebol português, o homem que se confundia com o emblema do Benfica morreu na madrugada de domingo. Conhecido pela velocidade, pela técnica apurada e pela violência dos remates, o Pantera Negra, nos últimos anos, já sofria de vários problemas de saúde. Desta vez acabou por não resistir.

Eusébio nasceu a 25 de Janeiro de 1942 em Lourenço Marques, actual Maputo, capital de Moçambique. Jogou no Benfica durante 15 dos 22 anos da sua carreira futebolística e tornou-se no seu maior símbolo, tal como na selecção portuguesa. É o melhor marcador da história do Glorioso, com 638 golos ao serviço do clube.
Foi também ao serviço do Benfica que conquistou 11 Campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus, em 1961-62, competição na qual foi o melhor marcador em 1965, 1966 e 1968. Ganhou a Bola de Prata em sete vezes e ganhou a Bota de Ouro em 1968 e 1973.
Eusébio seria também o grande protagonista do magnífico Mundial de 1966, levando Portugal ao terceiro lugar e conquistando o título de melhor marcador com 9 golos. Com a camisola da selecção, completou 64 internacionalizações e marcou 41 golos.

Independentemente de ser o melhor de sempre ou não, comparações à parte, é inegável que a perda de Eusébio é enorme, pois além de ser a maior referência do Benfica, era o embaixador da selecção portuguesa, com uma importância que o tornou num autêntico símbolo do país.

Comentários
0 Comentários

0 Comentários :

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock