● Algernon Blackwood

03 janeiro, 2014
Algernon Blackwood (1869-1951) foi um escritor inglês, considerado por muitos como um dos melhores escritores de “ghost stories” de sempre e defendido pelos críticos como o mais consistente e misterioso escritor do género.

Nasceu em Shooter's Hill, perto de Londres, e foi educado no Wellington College. Era filho de um administrador dos correios e teve uma carreira muito variada: desde agricultor no Canadá, a empregado de hotel, a barman, modelo, Jornalista do New York Times, homem de negócios e professor de violino (?!). Foi nos anos 30 que regressou a Inglaterra onde começou a escrever contos do sobrenatural. Teve muito sucesso e escreveu pelo menos 10 colecções de pequenos contos, chegando a ser chamado para os contar em rádio e televisão. Escreveu também alguns livros para crianças e várias peças de teatro.

Blackwood era um amante da natureza e da vida ao ar livre, o que explica que as suas histórias se passem sobretudo em paisagens campestres e áreas rurais intocadas pelo Homem. Blackwood era exímio em criar florestas densas, rios estagnados, montanhas rochosas que nunca foram exploradas pelo homem e onde ele não é bem vindo. Ele não apenas descreve o ambiente, mas evoca uma sensação de ameaça pois tudo é absolutamente escuro, sinistro, assombroso.
Blackwood consegue ser brilhante num tipo bem específico de horror: o pavor do desconhecido, do que não pode ser compreendido, ou ponderado racionalmente e muitos dos seus mistérios são deixados em aberto intencionalmente, o que muitas vezes se torna perturbador.

Algernon Blackwood é um verdadeiro mestre e o mais incrível é que não se sabe ao certo quantos contos escreveu. As suas obras procuram sobretudo provocar desconforto e são tão bem sucedidas que H.P. Lovecraft as considerou "os melhores contos weird do seu século e... de qualquer outro". Só é pena ele não ser tão lembrado como outros mestres da sua época.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Um senhor. E um grande escritor, não é por acaso que é o preferido do Lovecraft.

  1. Alexandersson disse... :

    Não tinha sequer ouvido falar, mas se for mesmo assim tão bom vou ter que fazer pesquisas!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock