● inFORM

09 dezembro, 2013
O futuro, que sempre se imaginou ficcional e apenas penas presente nos filmes de ficção científica, está aí e basta olharmos para a forma como interagimos, através por exemplo dos telemóveis, para notarmos como a sua evolução nas últimas décadas foi gritante, mas surgiu agora algo que vai revolucionar ainda mais a forma como interagimos à distância: o inFORM!

O inFORM é um ecrã futurista desenvolvido no MIT que visa reproduzir conteúdos digitais fisicamente, em três dimensões e em tempo real. Para isso, capta as acções do indivíduo com um sensor de movimentos do género Kinect, para depois reproduzi-las numa mesa do que se pode chamar de "pixels físicos", constituídos de 900 pinos de poliestireno que se esticam em até 10 centímetros, o que permite, entre outras coisas, manipular objectos.

O MIT tenciona aplicar o inFORM numa série de áreas, que incluem mapas tridimensionais, projectos arquitectónicos, ou designs volumétricos, mas nada disso se compara ao salto que se pode dar em termos de conversações à distância, tipo Skype.
Com o inFORM é possível estar em dois locais ao mesmo tempo (!), pois permite que por exemplo duas pessoas em dois locais distintos façam um "high five" e no futuro próximo, todo o corpo pode ser replicado, para permitir aquelas conversas míticas à la Star Wars que até agora só podíamos imaginar como seriam!

A má notícia é que só dentro de cinco a dez anos é que poderemos começar a ver aplicações comerciais com esta interface. Mas até lá já podemos começar a salivar pelo que nos espera (esquecendo o preço que esta maravilha deve custar)...

Comentários
1 Comentários

1 Comentários :

  1. Alexandersson disse... :

    Isto é mesmo coisa de ficção científica! Vamos ver por quanto é que um deste vai ficar...

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock