● Dave Grohl e o vício do Café

29 março, 2010 3 Comentários

Este vídeo que vos apresento em primeira mão é o exemplo perfeito do personagem hilariante que é Dave Grohl.

Dave passou por um período em que estava de tal modo viciado em café que chegou mesmo a ter que ir de emergência ao hospital... agora que já está recuperado, o ex-Nirvana e actualmente Foo Fighters/Them Crooked Vultures decidiu fazer isto... não vou fazer mais comentários... Acho que é mesmo ver para crer!

● Jogos Clássicos - Final Fantasy VII

26 março, 2010 3 Comentários


Final Fantasy VII é um fantástico RPG desenvolvido pela Square (actualmente Square-Enix) para a PlayStation (One). Foi lançado em 1997 e foi o mais popular jogo da longa série e um dos jogos que fez com que a PlayStation se tornasse no sucesso que todos conhecemos.


A saga Final Fantasy surgiu como a última esperança para evitar a falência da Square e foi graças a ela que a empresa sobreviveu. A saga revolucionou o género dos RPG's e tornou-se num sucesso imediato e a cada novo lançamento traziam uma nova história, um novo mundo e novos personagens, sem qualquer relação com o título anterior, e cativou fãs do género em todo o mundo.

FFVII no entanto não é apenas o sétimo jogo da série, é um marco na história dos RPG's com um enredo envolvente e maduro e personagens extremamente complexas, quando comparados com os restantes até ao momento. A sua história está muito bem relacionada com a realidade, com o planeta a degradar-se às mãos de companhias ambiciosas e governos corruptos.

O personagem principal, Cloud Strife, aquele bonequinho loiro com o cabelo espetado e uma espada gigantesca, é um ex-Soldier que tenta acabar com a companhia que está a levar o planeta ao limite das suas reservas energéticas, mas a história depressa se altera quando o antagonista Sephiroth, o mauzão de cabelo comprido prateado, se revela e começa a causar problemas à equipa de Cloud. De facto uma das cenas mais marcantes (e chocantes) do jogo é a cena em que Aerith, uma das personagens mais importantes do jogo e par romantico de Cloud, é assassinada por Sephiroth, quando nada o fazia prever.

Eu podia falar aqui dos detalhes gráficos (agora parecem fraquinhos mas na época era do melhor que havia), no som (músicas profundas que acompanham a acção na perfeição), na jogabilidade (simplesmente fantástica), mas nem vale a pena falar agora muito nisso, porque é um facto provado que FFVII estava à frente do seu tempo em praticamente todos os aspectos, tanto que se tornou num dos jogos mais influentes de sempre, e eu que joguei o jogo em miúdo e já perdi a conta às vezes que passei e voltei a passar o jogo, posso dizer que se há título que merece um remake FFVII é um deles. Fala-se muito nessa possibilidade, mas infelizmente não há novidades nesse sentido por agora, mas a esperança é a última a morrer...

FFVII deu origem a uma saga própria, a Final Fantasy VII Compilation, com vários jogos (Dirge Of Cerebrus, Crisis Core, Before Crisis) que narram os acontecimentos que deram origem aos eventos passados no jogo. Foi feito ainda o filme Final Fantasy: Advent Children, que narra acontecimentos posteriores ao jogo e o OVA animé Last Order, que complementa ainda mais a mitologia da saga.


Final Fantasy VII é claramente um dos melhores RPG's e um dos melhores jogos de sempre. Um título revolucionário, com personagens que se tornaram autênticos ícones e uma história que ainda não está de todo concluída, tornaram este título num clássico épico que vai continuar a fazer sonhar os fãs!

● O Fim do Mundo e o Problema do Pinóquio

22 março, 2010 4 Comentários
Não é novidade nenhuma que têm acontecido várias tragédias naturais altamente mediatizados nos últimos tempos. Primeiro foi o sismo do Haiti, depois o do Chile, o desastre da Madeira, entre outros menos importantes.

Existem teorias que suportam a ideia de que a causa disto tudo é o aproximar do terrível ano 2012, a data que os Maias previram ditar o fim do mundo.
Há quem diga ainda que estes desastres são consequência directa da interferência do Homem no equilíbrio natural do planeta. Neste caso, as tragédias são causadas por fenómenos como o Aquecimento Global ou o Efeito de Estufa.
Não tenho nada contra estas teorias ou outras do tipo. Mas eu tenho uma diferente. Para mim existe apenas um culpado para todos os terríveis acontecimentos que têm preocupado toda uma população mundial em busca de respostas (sim, ele é o "Mastermind" por trás de acontecimentos tão terríveis como o "Batman e Robin", o "St. Anger", o "Dragon Ball Evolution" ou o PEC... Tenham MEDO).

Esse ser tão terrível é:

"Mas como raio é que o Pinóquio pode ser o causador de tamanhos tumultos e tão avassaladora destruição?!" perguntam vocês.
A resposta é simples, o boneco de madeira que tão bem conhecemos fez algo que nem Gepetto previra, e isso despoletou toda uma cadeia de acontecimentos que acabou por nos afectar de uma forma devastadora (operação designada também por Teoria do Caos!).
"Mas como é que ele conseguiu tamanho poder?!" interrogam-se os leitores. Bem, essa é a parte fácil! Para isso apenas teve de fazer a seguinte afirmação:

"O meu nariz vai crescer AGORA!"


Nesse momento o fabrico do nosso Universo rompeu-se, provocando o colapso da nossa existência e nada mais voltaria a ser como antes...
Este pequeno paradoxo, meus pequenos Padawans, acontece simplesmente porque o nariz apenas cresce se o Pinóquio mentir, mas caso cresça isso significa que ele disse a verdade, pelo que não pode estar a mentir e não saímos deste loop. Tal situação vai criar um buraco negro na ponta daquele apêndice de madeira que nos vai engolir a todos!
Agora, vamos todos agradecer que o Pinóquio seja apenas uma criatura do reino da ficção e rezar para que nunca se torne num menino de verdade!

● Benfica vence a Taça da Liga!

21 março, 2010 0 Comentários


O nosso SL Benfica conquistou esta noite a Taça Da Liga e revalidou o título que já havia vencido na época passad, num jogo fantástico frente ao FC Porto que acabou com um expressivo 3-0!

Esta Carlsberg Cup foi o primeiro troféu da época para o Glorioso, que dominou a final desde o primeiro minuto e os três secos têm sempre um sabor especial quando são espetados num rival como FCP. Ruben Amorim/Nuno Espírito Santo marcaram o primeiro logo aos 9 minutos, Carlos Martins disparou de livre o segundo imediatamente antes do intervalo (44) e o inevitável Cardozo fechou a contabilidade nos descontos finais.

Com mais uma fantástica vitória e uma exibição formidável, o Glorioso pode agora preparar o final de época com confiança reforçada, para defender o primeiro lugar do Campeonato Nacional e atacar a Liga Europa!

● House, M.D.

19 março, 2010 2 Comentários


House, M.D., também conhecida como Dr. House ou simplesmente House, como a maior parte de vocês devem saber é uma aclamada série que tem feito um enorme sucesso por todo o mundo.


House (Hugh Laurie) é uma espécie de Sherlock Holmes da medicina, é um infectologista e nefrologista que se destaca pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos.
É conhecido também pelo seu mau-humor, comportamento anti-social, cepticismo e sarcasmo, não só para os seus colegas como também para com os seus pacientes, já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles.

House é o chefe do Departamento de Medicina Diagnóstica, do qual também faziam parte, nas três primeiras temporadas da série, as personagens:
Allison Cameron (Jennifer Morrison), Robert Chase (Jesse Spencer), e Eric Foreman (Omar Epps). A partir da quarta temporada, houve mudanças na equipa inicial, onde foram incluídos novos médicos:
Chris Taub (Peter Jacobson), Lawrence Kutner (Kal Penn), e Remy Hadley "13" (Olivia Wilde). Na sexta temporada houve novamente mudanças com o regresso de Chase e Cameron à equipa.


House vai já na sua sexta temporada que por cá pode ser vista na FOX e na TVI. A série que já ganhou entre outros prémios, vários Globos de Ouro e Emmys, foi uma das mais vistas no mundo inteiro nos últimos anos e a sua qualidade é completamente indiscutível!

● The HM Chronicles VIII: Sempre A Rasgar

15 março, 2010 5 Comentários
Em contraste com a última crónica, hoje vou falar de um fenómeno que surgiu com as bandas que se revoltaram contra a Rockalhada Épica! Para estes rebeldes só uma coisa importa: estar Sempre A Rasgar!

O fenómeno Sempre A Rasgar surgiu com as bandas Punk dos anos 70, que se insurgiram contra as bandas de Rock psicadélico e progressivo, adeptas da Rockalhada Épica. Para estas novas bandas, a música devia ser tão simples e crua quanto fosse possível! O Rock devia ser um protesto contra a sociedade ou então apenas partir tudo, e qualquer pessoa devia poder fazer isso, não apenas os doutorados em solos de 26,56 minutos, ao ritmo de 5607829 notas por minuto e com um milhão de mudanças de ritmo antes do final!...

De facto, para os fanáticos, qualquer coisa mais complicada do que algo que um puto de 10 anos consiga tocar no quarto não deve ser considerada música! Se tentarem tocar algo mais complexo que isso, então provavelmente vão ter de recorrer aos serviços de uma editora que corromperá o vosso espírito revolucionário e que destruirá a vossa alma artística... E ninguém quer isso! Usar equipamento mais caro que algo que o mesmo miúdo não possa comprar é sinal de fraqueza e retira-vos da Elite artística revolucionária! Eventualmente, como normalmente acontece, as bandas tinham de sobreviver e foram-se rendendo à indústria que tanto desprezavam, o que para os fãs “já não era aquela coisa"...

Bandas como Ramones, Sex Pistols, etc. são conhecidas por tocarem músicas que poucas vezes possuem mais que 3 acordes e que raramente ultrapassam a barreira dos 3 minutos. Acabaram por criar música que não tem qualquer tipo de rodeios, qualquer pessoa pode ouvir, tocar e sentir, em contraste com o que se produzia antes, que só os fãs mais fervorosos conseguiam ouvir até ao fim sem adormecer...
Para eles, mais que a música, interessava a atitude! Interessava tanto que, segundo reza a lenda, o baixista original dos Sex Pistols, Glen Matlock, foi despedido por se preocupar demasiado com a música e descurar a atitude. Tanto que o seu substituto Sid Vicius é conhecido por... atitudes... mas também pelo facto de não conseguir tocar duas notas seguidas!
Um outro exemplo é o conhecido poder em palco dos Ramones, em que a única pausa entre as suas músicas era o mítico “1, 2, 3, 4”! É o Sempre A Rasgar em toda a sua glória!

Este é um fenómeno algo cíclico, tanto que no princípio dos anos 90 aconteceu algo semelhante com o surgimento do estilo Grunge. Revoltados com a música exageradamente “embelezada” (eu diria mais amaricada) das bandas de “Hair Metal” e Glam que se diziam Hard Rock dos anos 80, apresentaram um estilo manifestamente mais simples e menos produzido, que quando tocado ao vivo era algo, no mínimo, interessante de ver... sobretudo Nirvana!
Depois veio o sucesso e as bandas que primeiro eram fixes passaram a ser admiradas por toda a gente...
E assim deixavam de ser fixes... Kurt Cobain ficou tão deprimido com este fenómeno, que se acredita que este sentimento tenha contribuído para o final trágico que todos conhecemos...

O Sempre A Rasgar surgiu como protesto e como protesto se mantém hoje em dia... Pelo menos no início... Enquanto as bandas não se venderam aos terríveis monstros conhecidos por "Editoras Discográficas"! Para todos os seus adeptos, por favor resistam à tentação de serem ricos e famosos! Sejam artistas! Continuem a ensaiar nas vossas garagens com o verdadeiro espírito do Rock e acima de tudo Sempre A Rasgar! As editoras são más! O dinheiro é mau! A fama é má! A vossa mãe é...

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.

● Stephen King: O Mestre Do Terror

12 março, 2010 4 Comentários


Vou falar-vos hoje de um dos meus escritores preferidos e que é amplamente reconhecido como um dos maiores génios da literatura do séc. XX: Stephen King.


Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, a 21 de Setembro de 1947. O seu pai abandonou a família quando tinha apenas dois anos e foi a mãe quem o criou a si e ao seu irmão, não sem passar por algumas dificuldades. Ainda criança, King testemunhou um amigo a ficar preso numa linha e ser atropelado por um comboio (há quem diga que este acidente terrível inspirou o lado mais obscuro dos seus livros, mas o próprio nega tal ideia).

King estudou Inglês na Universidade do Maine e durante esse tempo escreveu uma crónica chamada “King’s Garbage Truck” para o jornal universitário. Este período iria influenciar muito os seus futuros livros. Foi também aí que conheceu a sua futura esposa e também escritora Tabitha Spruce. O seu primeiro livro (encorajado pela sua esposa) foi “Carrie, a Estranha”, numa altura em que atravessava uma fase com vários problemas relacionados com o álcool, facto que acabaria por influenciar o personagem Jack Torrance - The Shining. King acabaria por ultrapassar estes problemas com a ajuda da família em 1980 e desde essa altura mantém-se sóbrio.

Para além dos muitos e fantásticos livros que escreveu, do género de terror mas não só, muitos destes seriam adaptados para o cinema, dos quais se destacam nomes como "Carrie, The Shining, The Dead Zone, Stand By Me, Misery, The Shawshank Redemption, Dolores Clayborne, Apt Pupil, The Green Mile, Hearts In Atlantis, 1408, The Mist"... A lista é enorme, e estes são apenas alguns dos nomes talvez mais conhecidos.



Os livros de Stephen King são incríveis, mas nenhum destes se compara à sua obra-prima, à sua opus magnus que conta com 7 volumes lançados e com o 8.º em desenvolvimento: A Torre Negra (The Dark Tower)!

Esta obra fenomenal (da qual possuo apenas PDF’s em brasileiro porque ainda não consegui encontrar os livros, mas que não deixa de ser fabulosa!) conta a história de Roland Deschain, o Último dos Pistoleiros e foi inspirada na obra de (quem, quem?!) J.R.R. Tolkien, no poema “Childe Roland To The Dark Tower Came” de Robert Browning e no filme “The Good, The Bad And The Ugly”.
A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror, num cocktail impressionante com diversas referências à cultura pop, ao “Wild West” e às lendas do Rei Artur, que reúne o melhor que Stephen King tem como escritor e como narrador de histórias. Está em desenvolvimento o processo de adaptação da série para cinema mas ainda não há muitos pormenores conhecidos.


Stephen King é de facto uma dos maiores talentos da literatura de horror, mas também fora dela e é considerado um dos maiores escritores da sua geração. Com uma criatividade que parece não ter limites, é capaz de surpreender a cada aparição e continua a ganhar novos fãs em todo o mundo a cada dia que passa.

● Dragon Ball Z: Abridged - Ep. 12: "A Rose By Any Other Namek"

08 março, 2010 2 Comentários


A saga DBZ Abridged regressa! A viagem para Namek começou para Gohan, Krillin e Bulma e está repleta de perigos... Por outro lado, Vegeta está com problemas assombrosos...

● Alice No País Das Maravilhas

05 março, 2010 3 Comentários


Estreou finalmente o tão aguardado novo filme de Tim Burton, Alice No País Das Maravilhas!


O filme não é nem a história original de Lewis Carroll nem é bem uma sequela é uma espécie de "extensão"(?!)... Tim Burton quis criar algo diferente das histórias tradicionais já feitas e o resultado já está à vista de todos.

Com um elenco de nomes como Mia Wasikowska, Johnny Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Crispin Glover, Michael Sheen e Stephen Fry, Alice No País Das Maravilhas mistura "filme real" com animação 3D e por aquilo que é possível ver nos trailers está verdadeiramente fenomenal!


Agora só tenho de arranjar um tempito para ir ao cinema ver esta preciosidade, estou bastante curioso para ver o que vai sair dali... Até porque Tim Burton tem o hábito de tornar histórias infantis em filmes fabulosos e parece-me que este não é excepção! Por agora fiquem com o trailer...

● Mudam-se os tempos...

01 março, 2010 4 Comentários
Quantos de vocês não ouviram já aquela conversa dos vossos pais "No meu tempo as coisas eram diferentes...", ou "Quando eu tinha a tua idade era muito pior..."
De facto as coisas eram diferentes e actualmente temos muitas vantagens em relação ao "antigamente", mas nem tudo foram inovações positivas... Olhemos alguns casos:


Caso n.º 1: João e Pedro andam à porrada na escola.
1995 - A turma junta-se à volta deles, cada um a torcer pelo seu favorito. Pedro vence a luta. João e Pedro apertam as mãos e tornam-se grandes amigos.
2010 - O director da escola chama a polícia. João e Pedro são presos. Acusados de distúrbio e violência, são ambos expulsos da escola, mesmo que tenha sido o João a começar.

Caso n.º 2: David não consegue ficar quieto na aula e incomoda os colegas.
1995 - David é levado ao Conselho Executivo e tem uma boa conversa com o director da escola. Volta para a aula, senta-se e não incomoda mais ninguém.
2010 - David recebe doses cavalares de anti-depressivos. Eventualmente transforma-se num zombie. Faz testes médicos para verificar se não é hiperativo e/ou depressivo. A escola ganha um balúrdio do governo por causa da sua doença.

Caso n.º 3: José parte a janela do carro do vizinho e apanha do pai.
1995 - José aprende a ser mais cuidadoso, cresce normalmente, vai para faculdade e torna-se num bem sucedido empresário.
2010 - O pai do José é detido por violência doméstica. José é levado para um reformatório e junta-se a um gang. O psiquiatra do governo afirma que José sofreu abusos sexuais no passado, e o seu pai apanha 25 anos de prisão. A mãe de José tem um caso com o psiquiatra.

Caso n.º 4: Tiago tem uma dor de cabeça e leva uma aspirina para a escola.
1995 - Tiago divide a aspirina com a professora de Português ao ver que ela não se sente bem. Ela agradece.
2010 - A polícia é chamada, Tiago é expulso da escola por tráfico de drogas. A sua casa é revistada atrás de drogas e armas.

Caso n.º 5: Nuno cai enquanto brinca e fere-se no joelho. É encontrado com a professora Maria, que o abraça e conforta.
1995 - Em pouco tempo, Nuno sente-se melhor e volta a brincar.
2010 - A professora Maria é acusada de violação de menores e não só perde o emprego, como vai parar à prisão acusada de pedofilia. Nuno passa 5 anos em terapia para recuperar dos danos psicológicos sofridos.


Estes são exemplos ligeiramente extremos, mas o que eu acho assustador nisto tudo é estarmos a caminhar numa direcção em que estas coisas podem mesmo vir a acontecer!
É um retrato triste da nossa sociedade, mas ainda pode ser travado se as pessoas pensarem um bocadinho na vida... o problema é que... bem, são pessoas!
Acho que a lição a tirar daqui é: não sejam pessoas como as outras pessoas e a coisa é capaz de correr bem. Have fun!
 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock