● Frank Herbert

10 setembro, 2010


Frank Herbert, nascido a 8 de Outubro de 1920 e falecido a 11 de Fevereiro de 1986, foi um escritor norte-americano de ficção científica de grande sucesso mundial. O seu nome tornou-se amplamente conhecido através da saga de “Duna”.


Frank Herbert nasceu em Washington e desde cedo se interessou por escrita. Começou a ler ficção científica nos anos quarenta e nos anos cinquenta começou a escrevê-la, publicando várias histórias em revistas. O seu primeiro livro foi “Dragon In The Sea”, de 1955, um grande sucesso entre a crítica, mas não tanto em termos comerciais.

Em 1959 começou a pesquisar para Duna, que viria a ser terminado em 65. Inicialmente rejeitado por cerca de 20 editoras por ser muito diferente daquilo que se esperava para a época, foi finalmente aceite por uma pequena editora e tornou-se em pouco tempo num enorme sucesso de repercussão mundial que daria origem a 5 sequelas.
Frank Herbert continuou a ter bastante sucesso ao longo da sua carreira literária, mas a sua vida foi também marcada pelo cancro. Primeiro pela sua esposa, que faleceu em 1984 e mais tarde ele próprio morreria em 86, vítima de cancro no pâncreas.



Duna foi a sua maior obra e continua a ser o mais vendido livro de ficção científica.
Tratando de temas como a sobrevivência, a evolução, a ecologia e a interacção entre religião, política e poder, Duna é uma obra verdadeiramente impressionante, sendo referida como o Senhor dos Anéis da ficção científica.
Duna deu origem a 5 sequelas: “Os Messias de Duna”, “Os Filhos de Duna”, “O Imperador-Deus de Duna”, “Os Hereges de Duna” e “As Herdeiras de Duna”. Actualmente, o seu filho Brian Herbert e Kevin J. Anderson estão a preparar a continuação da saga, baseados em notas deichadas por Frank. Estão a ser preparados dois livros: “Hunters Of Dune” e “Sandworms Of Dune”.

Duna foi adaptado ao cinema em 1984, num filme de David Lynch, que fez grande sucesso na Europa, apesar de ter sido menos feliz nos Estados Unidos. Apesar disso fez grande suceesso no mercado de vídeo. Actualmente está a ser preparado um novo filme, remake do antigo e espera-se que possa dar origem a uma franchise baseada na obra.
Duna também teve vários jogos lançados para computador, como “Frank Herbert’s Dune” e “Emperor: Battle For Dune”. A música “To Tame A Land” do Iron Maiden é baseada no romance, tendo Steve Harris, compositor da música pedido a Frank Herbert se podia utilizar o seu nome na música, ao que ele recusou. Este e outros actos do género valeram-lhe a alcunha de “The Greatest Douche In The Universe”.


A obra de Frank Herbert em geral e a saga Duna em particular são pilares fundamentais na ficção científica actual e continuam a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. São clássicos intemporais verdadeiramente épicos que continuam sem rival.
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Nunca li o duna mas já tinha ouvido falar e por aquilo que ouvi é dos melhores livros que há por aí. A múisca dos Iron Maiden é muito boa por isso acredito que o livro também deve ser!

  1. Denim disse... :

    Grande post!! O Duna é um dos meus livros preferidos e das histórias mais espetaculares que eu já vi!! Ainda bem que vão fazer um filme novo vai ser o novo Senhor dos anéis!

  1. Leo disse... :

    Uma grande história grandes personagens, um planeta gigantesco e os vermes de areia. Que mais se pode querer num livro?

    RIP F. Herbert

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock