● The HM Chronicles XII: A Ovelha Negra

09 agosto, 2010
É um dos mais aguardados regressos do blogue: As HM Chronicles! Hoje para falar de um dos maiores dilemas dos grupos fãs da pesada: estará a nossa banda preferida a tornar-se comercial?!


Este acontecimento é altamente comum em bandas de Hard Rock ou Metal, que por vezes lançam uma balada e esta começa a passar insistentemente nas rádios e atingem um determinado público que não é normalmente fã do género. Tal ocorrência deixa os seus fãs mais hardcore à beira de um ataque de nervos e para sempre consideram aquele “hit” a ovelha negra da discografia da banda.

Isto pode levar a que a dita banda se torne imensamente popular e conquiste uma nova base de fãs, o que leva a que os admiradores mais antigos, que a adoravam inicialmente, comecem a odiá-la e a torcer o nariz a cada novo trabalho que seja lançado, mesmo que a qualidade inicial se mantenha. Há também casos em que essa popularidade se torna num ponto de viragem para a banda e a partir daí nada volta a ser como antes, o que é sempre um balde de água fria para os seus apoiantes.

É comum acontecer que a banda fique ligada a esse “hit” para o resto da sua carreira, o que faz com que muitos dos novos fãs apenas gostem dessa música e não queiram sequer passar perto do restante trabalho do grupo. Pode também funcionar no sentido oposto e ouvintes que poderiam gostar do estilo da banda se sintam repelidos pelo “hit” e não sintam curiosidade em conhecer outras músicas, que certamente apreciariam. Um outro caso é quando a própria banda, One Hit Wonder ou não, se farta de tal forma de ser obrigada a tocar o “hit” em todos os concertos que se revoltam e simplesmente deixam de a tocar (Revolution!).

Estes “hits” podem ser únicos na carreira da banda e contribuir para o seu sucesso sem alterar o seu espírito, mas quando os ditos fazem com que a banda se perca, a comercialidade se torna na regra geral e o espírito que caracterizava o grupo se perde, então observamos o trágico fim do talento e arte, por troca com a mediocridade e dinheiro... é triste mas acontece!

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
5 Comentários

5 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Boa crónica SNC, um bocadinho mais pequena que o normal mas como é verão estás desculpado!

  1. Anónimo disse... :

    Há muito quem pense assim. Malditos metaleiros xiitas!!

  1. Denim disse... :

    Bom post. A vida é assim mesmo não se pode agradar a todos e com fãs como estes pior ainda eheh

  1. Alexandersson disse... :

    Há vários exemplos de bandas assim, mas a maior parte delas acabou por se comercializar e nunca mais foram as mesmas. Vendidos :D

  1. Boas pessoal! Obrigado pelos vossos sempre certeiros comentários. Eu sei que esta crónica foi pequena mas é a excepção que confirma a regra, ou não...

    É bastante provável que a próxima já seja mais "normal"... Mas entretanto vêm novos posts, por isso não se esqueçam de continuar a apassar por aqui!

    Fiquem todos muito bem!
    Beijinhos e/ou abraços

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock