● J.K. Rowling

16 julho, 2010


Joanne Kathleen Rowling, mais conhecida apenas por J.K. Rowling, é uma escritora inglesa nascida em 31 de Julho de 1965, autora da fantástica e premiada série de livros Harry Potter.


J.K. ficou conhecida por escrever em bares antes da fama e passou por várias dificuldades antes do lançamento do livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro dos sete da história do feiticeiro. No entanto assim que este chegou às prateleiras das livrarias o seu sucesso foi tal que poucos anos depois Rowling ultrapassaria a Rainha Elizabeth 2.ª na lista das pessoas mais ricas de Inglaterra, facto que a capacitou a contribuir com várias instituições de solidariedade social.

Harry Potter começou a ser escrito em 1990, como forma de passar o tempo, enquanto J.K. sofria com uma depressão e a vida pobre que levava. Ter um livro publicado era um sonho de criança, mas nunca foi um objectivo seu sustentar-se como escritora.
Entre as suas influências destacam-se J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis e as escritoras Jane Austin e Jessica Mitford.
Os livros já venderam mais de 325 milhões de exemplares em todo o mundo, fazendo de Rowland a primeira bilionária da literatura mundial.



Com o sucesso que foram os livros da série, logo depois viriam os filmes. Até agora foram lançados seis dos sete filmes, com o sétimo previsto para o final deste ano.
Os filmes já se tornaram na saga cinematográfica N.º1 da história ultrapassando nomes como "Star Wars" ou "O Senhor Dos Anéis".


J.K. Rowling tornou-se uma figura incontornável da literatura mundial. O sucesso de Harry Potter não deixou ninguém indiferente e os livros acompanharam a adolescência de muitos milhões de jovens por todo mundo (eu próprio incluído).
Vários prémios e recordes depois, a história de Harry Potter parece terminada, mas o mundo de J.K. Rowling pode dar origem a mais boas surpresas.
Comentários
3 Comentários

3 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Só li os primeiros quatro livros, na altura gostei bastante, agora não ligo muito.

  1. Denim disse... :

    Lembro-me de curtir bastante os livros quando era puto, marcaram uma geração.

  1. Anónimo disse... :

    Harry Potter não é dos meus livros preferidos mas também não são maus, é uma questão de gosto acho eu.

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock