● The HM Chronicles XI: Air Guitar

05 julho, 2010
Quando muitos pensavam não ser possível, eis que o impensável ocorre! As HM Chronicles regressam para falar de uma das mais famosas e populares formas de viver o Rock e/ou Metal: Air Guitar!

Suponho que não seja preciso explicar detalhadamente o que é o Air Guitar... mas eu digo de qualquer forma!
Air Guitar consiste em fazer gestos com as mãos de forma a parecer que se está a segurar uma guitarra invisível. A maior parte dos praticantes é autodidacta, mas há quem tenha formação na matéria. Há inclusivamente variados campeonatos de Air Guitar para saber quem é o mais habilidoso. Consta que várias pessoas já venderam “Air Guitars” pelo Ebay por quantias consideráveis. Há mesmo quem venda cordas para Air Guitar (!!!). Há ainda os fãs mais conservadores que argumentam que o fenómeno está a ser substituído pelo semelhante e plastificado para consola “Guitar Hero”...

Há diversas variantes deste fenómeno musical, como a “Umbrella-Guitar” nas horas de maior instabilidade meteorológica, a “Broom-Guitar” quando estão a fazer limpezas, e outros semelhantes. A verdade é que quando passam aquelas músicas que não conseguimos tirar da cabeça, a magia acontece: começa o movimento da cabeça tecnicamente apelidado de “Headbanging”, pequenos assobios a trautear a melodia, e qualquer objecto que passe pelas mãos do ouvinte se transforma automaticamente numa guitarra que, mesmo que o utilizador não seja dotado da técnica de tocar o instrumento, não perde qualidade na hora da execução (se não passar nenhum objecto pelas mãos então é Air Guitar puro que merece ser apreciado)!
É nestas alturas em que uma pessoa está muito bem descansada com o seu mp3 no máximo, phones no ouvido, que surge um daqueles riffs de guitarra completamente geniais e uma pessoa começa a destilar o seu Air Guitar com toda a alma, mas principalmente no momento do solo, devem ter sempre algum cuidado, para que uma velhinha à vossa frente no autocarro não fique a olhar para vocês como se estivessem a ter um ataque ou coisa do género (isto aconteceu a um amigo ontem... não a mim, como é óbvio... tinha que esclarecer isto...)!

O Air Guitar não é um fenómeno exclusivo de instrumentos de cordas, pode também ser aplicado a outros tipos de instrumentos como a bateria por exemplo, mas é claro que a técnica a aplicar durante a execução vai também variar e pode não ser fácil de dominar inicialmente! Convém sempre praticar um bocadinho, mas a aprendizagem é opcional!

Este é um daqueles fenómenos que está na origem de cenas “cringe” pelas quais podemos passar com maior ou menor frequência, mas nunca se inibam de aproveitar, afinal esse é o verdadeiro espírito da liberdade e do Rock!

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
6 Comentários

6 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    LOL estava a ler isto e a pensar nas figuras que já passei por causa de ouvir música.

    Grande regresso das crónicas!!

  1. Dani disse... :

    Também sou mto estranha a ouvir música.
    Coloco no volume máximo nos fones e fico cantando :D
    Mas eu adoro fazer back vocal... Ai eu canto com o vocalista e divido o resto dos versos e faço as outras vozes.
    E fico a dançar estranhamente.

    Só que a diferença é que eu não faço isso na rua como o teu 'amigo' ;)

  1. Anónimo disse... :

    Isso eu acho que já é da natureza do apreciador de rock, a minha mesa do computador já tem os buracos certinhos da minha Table Drums e do meu Table Piano hehehe

  1. Denim disse... :

    Muito bom post! Identifiquei-me totalmente com o texto. Qquantas e quantas vezes fiquei viajando no MP3 no autocarro a acompanhar a bateria com o pé e a incomodar td a gente à volta hehheheehehehe

    Toda a gente que se preze tem uma guitarra invisível!

  1. Obrigado pelos comentários pessoal! Infelizmente por estes dias o Blogger teve alguns problemas e alguns dos comentários desapareceram antes que eu os pudesse ler ou aprovar... De vez em quando dá-lhe para isto... fazer o quê?!

    Fiquem bem!
    Beijinhos e/ou abraços

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock