● The HM Chronicles X: Escala de Peso de Rock e Metalicidade

17 maio, 2010


Yeah! As The HM Chronicles chegam à Crónica X! Para ser coerente com esta data fantástica, hoje apresento-vos a Escala de Peso de Rock e Metalicidade! Esta é basicamente uma escala que vai medir o peso encontrado nos diferentes géneros do Rock e Metal e desta forma ordená-los por níveis de valores, que podem variar de 1 até 10 (o resto dificilmente se pode considerar música...).


Como as bandas têm tendência a evoluir com o passar do tempo, os exemplos que providenciarei serão dados por músicas, mais ou menos conhecidas, para demonstrar os vários níveis da escala. Convém também identificar os vários factores que contribuirão e os critérios que seguirei para classificar os vários níveis:

A distorção (das guitarras e não só). Este é também o factor decisivo que separa o Rock do Metal. As guitarras no Metal têm aquele som "metálico" graças à distorção, por isso este factor é bastante importante;

A velocidade e o barulho são factores também importantes, pois normalmente uma música é mais calma se for tocada mais lentamente, embora haja excepções;

A violência das letras está normalmente associada ao peso da música, mas é claro que se houver duas músicas semelhantes, é mais poderosa aquela que tiver as letras mais agressivas... ou com mais berros... definitivamente os berros também são um factor importante!



No geral é mais ou menos isto:

• Nível 1: É o nível mais suave do Rock. As músicas deste nível provavelmente não possuem qualquer tipo de distorção nos instrumentos e a música em si é lenta e calminha.

Yellow (Coldplay)
Imagine (John Lennon)
Here Comes the Sun (The Beatles)



• Nível 2: Este é o chamado Soft Rock. Quando estiverem a ouvir uma música em que não conseguem perceber se o que ouvem é uma guitarra acústica ou eléctrica, provavelmente faz parte deste nível.

Hurt (Nine Inch Nails)
Wish You Were Here (Pink Floyd)
Optimistic (Radiohead)
Nowhere Man (The Beatles)



• Nível 3: Ainda nos parâmetros do Rock. Aqui o som já é um pouco mais forte, rápido ou pesado que no nível anterior, mas ainda é um som bem leve.

Sympathy for the Devil (The Rolling Stones)
Ava Adore (The Smashing Pumpkins)
Pinball Wizard (The Who)



• Nível 4: Aqui encontramos um Rock relativamente mais pesado. É também possível encontrar vestígios de Punk neste nível, começa a sentir-se alguma agressividade.

Wanted Dead Or Alive (Bon Jovi)
How You Remind Me (Nickelback)
Alive (Pearl Jam)
I Want To Break Free (Queen)
Satisfaction (The Rolling Stones)



• Nível 5: Entramos no Hard Rock. Embora ainda dentro do Rock, as músicas entram num nível mais pesado e as músicas mais calmas começam a desaparecer. As letras neste nível são já sobre assuntos muito diversos.

Back in Black (AC/DC)
Back In The Saddle (Aerosmith)
Smoke On The Water (Deep Purple)
Ramble On (Led Zeppelin)
The Kids Aren't Alright (The Offspring)



• Nível 6: Nesta altura é difícil dizer se ainda estamos no Rock ou já entrámos nos parâmetros do Metal. Este é provavelmente o fim da linha para as guitarras acústicas. A agressividade começa a tomar conta do som.

Iron Man (Black Sabbath)
Welcome to the Jungle (Guns N' Roses)
Blind (Korn)
Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
Virmillion Part 1. (Slipknot)



• Nível 7: O Metal Clássico e o Heavy Metal encontram-se neste nível. As músicas são bastante rápidas e "barulhentas". As letras começam a tornar-se mais obscuras. Os vocais ainda são bastante melódicos.

The Number Of The Beast (Iron Maiden)
Metal Gods (Judas Priest)
Ace Of Spades (Motörhead)
Killing In The Name (Rage Against The Machine)
Holy Diver (Ronnie James Dio)



• Nível 8: Principalmente Thrash Metal. O som é rápido e pesado e as letras são bastante obscuras. Os gritos tornam-se recorrentes ao longo das músicas e os vocais tornam-se mais agressivos e menos melódicos.

Among the Living (Anthrax)
Symphony Of Destruction (Megadeth)
Creeping Death (Metallica)
Cowboys From Hell (Pantera)
Dragula (Rob Zombie)



• Nível 9: Começa a aparecer o Death Metal. As músicas tornam-se pesadas e com letras "com contornos duvidosos". Nesta altura as músicas começam a ser gritadas (ou grunhidas) em vez de cantadas.

My Apocalypse (Arch Enemy)
Spirit Crusher (Death)
Now You've Got Something To Die For (Lamb Of God)
Slaughtered (Pantera)
Angel of Death (Slayer)



• Nível 10: Este é provavelmente o nível mais pesado do Death e Black Metal. As músicas são pesadíssimas e as letras muitas vezes sádicas (embora seja difícil de perceber o que o vocalista está a berrar!).

At the Left Hand Of God (Behemoth)
Cry My Name (Bloodbath)
Hammer Smashed Face (Cannibal Corpse)
New Millenium Cyanide Christ (Meshuggah)
The Ancient Ones (Morbid Angel)
Synthetically Revived (Suffocation)



• Nível 11: Ainda mais além! Neste ponto a música é quase inaudível. É o extremo mais obscuro do Metal. Não se percebe uma palavra do que o vocalista rosn... digo berra e só os metaleiros altamente harcore se aventuram por aqui.

You're Pregnant, So I Kicked You in the Stomach (Anal Cunt)
Ulcerated Offal (Last Days of Humanity)
Rectum Grinder Intestinal Disgorge)



• Nível 12: Barulho! Neste nível não existe música. Apenas barulho. Ou estática. Nada mais.

Minus Zero (Merzbow)


Notai que esta escala é produto de uma cabeça que não estava muito preocupada em procurar exemplos muito precisos, nem provavelmente os mais acertados. Agora ide e vêde em que nível da escala vos encontrais e já agora quais os níveis que suportais (ou não...).

Bem, por hoje é tudo. Have fun!


Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
6 Comentários

6 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Muito bom! Eu estou entre o 4 e o 6, mas aguento ouvir até ao 9.

  1. Silva disse... :

    LOL assim é que é agora um gajo já pode saber qual o melhor estilo. Pena é que seja só de rock era fixe se houvesse de outros estilos.

  1. Denim disse... :

    ahahah eu estou nos níveis mais avançados. Só oiço musica à frente!! Como Anal Cunt!!

  1. Carla Santos disse... :

    Sim definitivamente é a melhor frase!E a frase que descreve melhor aquela semana,aqueles momentos!;D

  1. Carla Santos disse... :

    Pois é!Agora é mesmo esperar pelo proximo ano,mas a verdade é que apesar de parecer demorar muito,daqui a nada chega!;D O tempo parece que voa!;D

  1. Boas pessoal! Ainda bem que houve alguém que achou isto útil e deu alguma utilidade àquilo que eu escrevi (o que só muito raramente acontece!).
    Obrigado pelos comentários e continuem a ouvir a rockalhada ok?!

    Beijinhos e/ou abraços!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock